82 99641-3231

Mais de 30% dos beneficiários do BPC em AL precisam se cadastrar no CadÚnico

Dados oficiais do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) apontam que 38.238 dos alagoanos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ainda não estão inclusas no Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico. O dado representa 33,50% do total de pessoas no estado que recebem o benefício. O prazo final encerra no último dia útil deste mês.

O BPC garante um salário mínimo mensal para pessoas idosas acima de 65 anos ou com deficiência, que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção.

Para ter direito, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja menor que 1/4 do salário mínimo nacional vigente, isto é, R$ 238. A lei Orgânica da Assistência Social (Loas) estabelece que o benefício seja revisto a cada dois anos.

O secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Fernando Pereira, explica que o cadastramento de beneficiários do BPC no Cadastro Único foi uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU), com o objetivo de aperfeiçoar a gestão de benefícios sociais.

“O intuito dessa mudança é qualificar os dados fornecidos pelos beneficiários. Com isso, será possível analisar melhor o seu perfil e saber se ele está apto a ter direito a outros benefícios sociais do governo federal”, disse.

Para se inscrever, os dependentes do BPC devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou a Secretaria de Assistência Social do município onde residem e ter em mãos o CPF (Cadastro de Pessoa Física), Registro Geral (RG) e comprovante de residência. A inscrição também pode ser feita pelo responsável familiar, contanto que leve os documentos de todas as pessoas que moram com o beneficiário.


Polícia prende os primeiros suspeitos do caso Marielle

A Polícia Civil do Rio de Janeiro cumpre nesta quinta-feira (13) os primeiros mandados de prisão contra suspeitos de envolvimento com o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e seu motorista Anderson Gomes.

Segundo o canal Globo News, as ordens emitidas pela Justiça atingem milicianos e são cumpridas no Rio de Janeiro, Petrópolis, Angra dos Reis e em Juiz de Fora (MG). A Justiça emitiu mandados de prisão temporária e de intimação para depoimentos.

De acordo com as informações do canal, os suspeitos são investigados em inquéritos independentes ao do caso da vereadora morta no mês de março, mas estão relacionados ao crime.

Fonte: Veja

Rua fica coberta de chocolate após vazamento em fábrica na Alemanha

Uma rua em uma cidade no Oeste da Alemanha ficou coberta por chocolate após o alimento vazar de uma fábrica, localizada na cidade de Westoennen, em Werl, que produz o chocolate DreiMeister.

O jornal alemão Soester Anzeiger informou que o acidente ocorreu quando um tanque de entrega fazia a transferência para a fábrica, que fica na cidade de Westoennen, em Werl.

De acordo com o jornal, um “pequeno defeito técnico” teria sido a causa do vazamento.

Uma tonelada de chocolate se espalhou pela rua ao lado da indústria. Como o tempo estava frio, logo o alimento se solidificou – e virou uma imensa barra de chocolate.

Vinte e cinco bombeiros foram chamados e tiveram trabalho para retirar todo o chocolate do chão, usando pás, água quente e tochas para tentar derreter o alimento que, por conter gordura, poderia representar risco para o trânsito na rua atingida.


Duas pessoas morrem e 12 são detidas em operações no Rio

Duas pessoas morreram em confronto com as tropas das Forças Armadas e 12 foram presas na operação desencadeada nesta terça-feira (11), pelo Gabinete de Intervenção Federal (GIF) na segurança pública, em 13 comunidades do Rio de Janeiro. A ação conta com 4,7 mil militares das Forças Armadas e segue em andamento, sem tem prazo para terminar.

Os militares atuam em comunidades de Bangu, Anchieta, Guadalupe, Colégio, Honório Gurgel, Vicente de Carvalho e Deodoro. Eles contam com o apoio de 60 policiais militares e 120 policiais civis, com a finalidade cumprir mandados de segurança.

Na ação foram apreendidos dois fuzis automáticos e recuperados 22 carros roubados e seis motos, além de drogas e quatro pontos de desmanche de carros roubados.

Homens da equipe de Engenharia do Exército com auxílio de retroescavadeiras derrubaram oito barricadas colocadas por traficantes de drogas para impedir a entrada das forças de segurança do Estado, principalmente nos acessos às comunidades da Pedreira e do Chapadão, identificadas como as regiões do Rio para onde são levadas cargas de carretas e caminhões roubados nas rodovias federais Presidente Dutra e Rio-Petrópolis.


Campinas decreta luto de três dias e prepara velório das vítimas

O clima em Campinas, a 98 quilômetros de São Paulo, é de consternação e perplexidade, depois da tragédia na Catedral Metropolitana da cidade em que cinco pessoas morreram. O prefeito Jonas Donizette (PSB) decretou nesta terça-feira (11) luto oficial de três dias. A expectativa é que os velórios das vítimas ocorram a partir desta quarta-feira (12).

Foi confirmada a identidade das vítimas do atirador: Sidnei Vitor Monteiro, José Eudes Gonzaga, Cristofer Gonçalves dos Santos e Elpídio Alves Coutinho, mortos dentro da igreja.

Euler Fernando Grandolpho, de 49 anos, autor dos disparos, tirou a própria vida depois balear os fiéis que estavam rezando na igreja.

Registros das câmeras de segurança da Central de Monitoramento de Campinas (CinCamp) mostram o momento em que o agressor se levanta de um dos bancos, nas últimas fileiras da igreja, vira-se em direção às pessoas e começa a atirar. Em seguida, dois agentes da Guarda Municipal entram na igreja e perseguem o atirador. As imagens não mostram depois deste momento.

A Catedral Metropolitana de Campinas está cercada por um cordão de isolamento. Os funcionários da prefeitura trabalharam para limpar o local e permitir que hoje (12) a igreja seja aberta para missas.

O local é um dos mais movimentados de Campinas, fica ao lado do calçadão e da principal rua de comércio.

O departamento de Serviços Técnicos Gerais (Setec) é o órgão responsável pela organização dos velórios e sepultamentos em Campinas. Como a cidade é referência para vários municípios menores do interior de São Paulo, há cemitérios privados e públicos.


Jornalista divulga que tem HIV para 200 mil seguidores, supera preconceito e roda o país dando palestras

Uma história de como um exame pode transformar uma vida. Francisco Garcia, mais conhecido como “tio Francisco”, de 27 anos, está entre as 866 mil pessoas que vivem com HIV no Brasil. O jornalista, da cidade de Balsas, interior do Maranhão, descobriu a sorologia em julho deste ano. Febre, manchas na pele e perda de peso repentina, foram alguns sintomas que fizeram o jovem realizar uma bateria de exames.

O resultado do diagnóstico de HIV positivo veio acompanhado do medo e da insegurança, já que para ele, o vírus e a aids estavam imediatamente relacionadas com a morte.

“Estava sentindo alguns sintomas como febre, perda de peso, dor de garganta, machas na pele, foi quando eu decidi fazer uma bateria de exames. E, dentro dos exames, estava o de HIV. Receber o diagnóstico não é fácil, porque é praticamente uma sentença de morte, já que o que eu ouvia sobre HIV/aids é que matava.

Eu tive meu momento de luto e de desespero, mas aí eu decidi estudar sobre o assunto, foi quando, por meio do conhecimento, eu perdi o medo de morrer, e não só isso eu decidi transformar o meu diagnóstico em ação social.”

Francisco fez do limão uma limonada. O jornalista apresentava um programa em uma emissora de televisão do Maranhão e estava no começo da vida como digital influencer, quando, então, decidiu divulgar o diagnóstico para os mais de 200 mil seguidores nas redes sociais. O resultado foi surpreendente, e em menos de um mês, a vida de Francisco mudou, literalmente, de rota. Pediu demissão do emprego, adesivou o carro e escolheu viajar pelas estradas do Brasil, para palestrar sobre superação, prevenção e preconceito do HIV/aids.

“Com o momento de desespero, eu percebi que, com a informação, esse medo tinha passado, e aí eu pensei da seguinte forma: se eu conseguir levar, com as informações que eu tive, mais conhecimento para mais pessoas, eu vou conseguir fazer com que o preconceito diminua, porque descruzar os braços e ser a mudança nesse mundo que a gente quer que tanto mude faz a diferença, e esse fazer a diferença me motivou a pegar meu carro e sair falando com as pessoas sobre prevenção, preconceito e como consegui superar tudo isso.”

O projeto conhecido como: “Tio Francisco Pela Estrada” já passou por mais de 60 cidades brasileiras, entre escolas, igrejas e presídios. Todo o custo é financiado por parceiros que decidem contratar Francisco para palestras e eventos sobre HIV/aids. Ele, que é formado em comunicação, há cinco meses transformou a experiência pessoal em um novo volante para trilhar novos caminhos.

“Muitas pessoas me procuram para dizer que iam cometer suicídio, mas que graças à minha história, elas tiveram forças de vontade para continuar. Outras pessoas que assistiram a palestras tiveram coragem para fazer o exame, e deu positivo, mas decidiram se cuidar. Diariamente recebo relatos de pessoas que dizem que, depois que conheceram a minha história, tentam superar o vírus e seguir adiante com uma autoestima e aceitação bem melhor.”

Francisco ainda tem muito chão para percorrer pelas estradas do Brasil a fim de alertar sobre a importância da prevenção. Os projetos para 2019 vão sair do papel para iniciarem uma nova viagem. E o destino final, que para ele é um mundo sem preconceito, ainda está bem longe de chegar. Mas, como em toda estrada, o jornalista para em um pequeno posto de gasolina para abastecer não só o carro, como também o amor que move o motor do seu coração.

“É muito importante que as pessoas percam esse medo de fazer o exame, para viver bem, de forma melhor e se prevenir. E a mensagem que eu deixo é isso: a gente precisa de mais amor, menos julgamento e mais prevenção.”


Rua José e Maria Passos, nº 25 - Centro - Palmeira dos Índios - AL.

Redes sociais


Facebook

Whatsapp: 82 99641-3231

Fale conosco


82 99641-3231

© 2018 RÁDIO SAMPAIO - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Interactive MOnkey