Palmeira dos Índios
26 ºC Céu Limpo

Palmeira dos Índios | Céu Limpo
26 ºC

82 99641-3231 (pedido musical)

82 99947-6977 (jornalismo)

82 99641-3231 (pedido musical)

82 99947-6977 (jornalismo)

Alagoas registra o primeiro caso suspeito de coronavírus

Alagoas registra o primeiro caso suspeito de coronavírus

A Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) informa que foi notificado, na tarde desta quarta-feira (27), um caso suspeito de Coronavírus através do Centro de Informação Estratégica e de Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS), validado hoje pelo Ministério da Saúde.

Na plataforma de notificação de casos do Ministério da Saúde, Alagoas já consta do mapeamento.  A situação do paciente alagoano e os cuidados estão sendo tomados pelas autoridades de saúde alagoanas serão detalhados em entrevista coletiva marcada para esta sexta-feira, 28.

Trata-se de um alagoano de 66 anos que voltou da França (país europeu com casos confirmados do vírus) para Maceió no dia 11 de fevereiro, após conexão em São Paulo. O paciente chegou com um quadro de dor de garganta, que evoluiu para fraqueza, dificuldade de respirar, tosse e febre. Ele só procurou o serviço de saúde privado no dia 26 de fevereiro.

Paciente está isolado

O paciente foi avaliado pela equipe médica do hospital da rede privada e foi colocado em isolamento domiciliar por apresentar sintomas leves. As coletas de amostras foram enviadas ao LACEN/AL, que as encaminhou ao Laboratório Nacional de Referência Adolfo Lutz.

O CIEVS/AL solicitou à ANVISA/AL a lista de passageiros que estavam no mesmo voo para contatar os Estados de origem e também estabeleceu a investigação dos familiares. Conforme protocolo do Ministério da Saúde, o centro vem mantendo monitoramento contínuo.

Abaixo você confere o mapeamento da presença dos casos no Brasil e no Mundo feito pelo Ministério da Saúde. Clique na ilustração para ver a situação dos demais estados.

Orientações

A Sesau reforça que pessoas que apresentem sinais e sintomas característicos e que possuam histórico de viagem recente a um dos 16 países com casos do vírus (China, Japão, Irã, Vietnã, Camboja, Tailândia, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Singapura, Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Itália e Malásia) ou tenham entrado em contato com caso suspeito ou confirmado de COVID-19 devem procurar atendimento nos serviços de saúde mais próximos de sua residência. Nesses casos, devem ser adotadas as medidas de precaução e evitar locais públicos.

Ressaltamos que o Plano de Contingência do Estado de Alagoas para o novo Coronavírus foi elaborado desde o início de fevereiro e vem sendo divulgado para os serviços de saúde. A Sesau reforça o compromisso em manter a população informada e alerta para a ocorrência de possíveis casos suspeitos.

Para informações adicionais, entrar em contato com o CIEVS/AL:
Por telefone:
(82) 3315 – 2059/ 0800 284 5415 (Horário comercial – todos os dias).
(82) 98882 – 9752 (24hs).
Por e-mail: notifica@saude.al.gov.br

Como se prevenir

Em uma página especial com informações do coronavírus, o Ministério da Saúde traz uma lista com medidas para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.

  • Ficar em casa quando estiver doente.

  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.


Governo Federal reconhece situação de emergência em 42 municípios de Alagoas

Governo Federal reconhece situação de emergência em 42 municípios de Alagoas

O Governo Federal reconheceu a situação de emergência em decorrência da estiagem em 42 municípios de Alagoas. O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves assinou portaria considerando o Decreto nº 68.824, de 13 de janeiro de 2020, do Governo do Estado. Ao todo, 300 mil pessoas serão beneficiadas.

Esse reconhecimento é fundamental para a manutenção da operação “Pipa”, executada pelo Exército e para a operacionalização da operação “Água é Vida” da Defesa Civil Estadual.

No início do ano a presidente da AMA, prefeita Pauline Pereira se reuniu com o coordenador da Defesa Civil, Coronel Moisés e equipe, para cobrar o início da operação antes do carnaval, o que não foi possível devido a necessidade do reconhecimento federal, agora liberado.

Os recursos são na ordem de 10 milhões e 800 mil reais e vão beneficiar 300 mil pessoas. No total, serão entregues à população 2 milhões de litros de água por dia. São cerca de 20 litros por dia para cada pessoa. Os caminhões pipas levam de 200 a 300 litros, onde parte é destinada também ao consumo animal.

Este ano, haverá um grande monitoramento da Operação, onde os carros foram inspecionados e serão fiscalizados pela Vigilância Sanitária para verificar qualidade e local de captação da água.


Futebol de luto: Valdir Espinosa defendeu CSA e CRB e foi até campeão em Alagoas

Valdir Espiniosa morreu nesta quinta — Foto: infoesporte
Valdir Espiniosa morreu nesta quinta — Foto: infoesporte

Valdir Espinosa marcou sua passagem também pelo futebol alagoano. Fez muitos amigos na capital. Jogou no CSA e no CRB na década de 70, conquistou títulos e costumava visitar Maceió. Ele morreu nesta quinta-feira aos 72 anos, no Rio de Janeiro.

Espinosa se submeteu a uma cirurgia no abdômen no dia 17 e não resistiu a complicações. O velório será nesta quinta, das 15h às 22h, no Salão Nobre da sede do Botafogo, em General Severiano.

O gaúcho Valdir Ataualpa Ramires Espinosa defendeu o CSA em 1974. Tinha apenas 27 anos. Revelado pelo Grêmio, o lateral-direito deu continuidade à carreira em Alagoas.

Cultivava um cabelo grande e também usava barba. Foi campeão alagoano pelo Azulão em 74 e até lembrou essa passagem no ano passado, na semana em que o time enfrentou o Grêmio pelo Brasileirão.

– A cidade aí é maravilhosa, sou apaixonado por essa cidade. O torcedor do CSA sempre foi muito fanático. Naquela época, o CSA tinha mais facilidade para levar jogadores daqui do eixo Sul-Sudeste. E a gente ia porque se tratava de time grande também. Foi muito bacana, fui campeão aí e tive a oportunidade de fazer jogos marcantes no Rei Pelé – recordou Espinosa, em julho de 2019.

Em 1975, recebeu um convite e aceitou jogar no CRB. Foi um dos integrantes da escola gaúcha que marcou época no futebol alagoano. Em 1976, ao lado de Joãozinho Paulista, foi campeão estadual também pelo Galo.

Do CRB, foi para o Esportivo de Bento Gonçalves-RS. Foi lá que ele conheceu Renato Gaúcho, com quem foi campeão mundial pelo Grêmio, em 1983.

Nesta quinta, o CRB emitiu nota de pesar sobre a morte de Espinosa.

– Além da excelência que marcou todos os cargos que ocupou no futebol, Valdir Espinosa sempre foi uma das pessoas mais carismáticas e queridas do esporte em nosso País. Neste momento de profunda dor e saudade, toda Nação Regatiana se une em orações com familiares e amigos do inesquecível Valdir Espinosa – diz a nota.

Espinosa (segundo em pé, da esq. para a dir.) com a camisa do CSA em 1974 — Foto: Arquiv/Museu dos Esportes
Espinosa (segundo em pé, da esq. para a dir.) com a camisa do CSA em 1974 — Foto: Arquiv/Museu dos Esportes

Ex-marido agride mulher com pedaço de madeira em Maribondo

Ex-marido agride mulher com pedaço de madeira em Maribondo

Na noite desta quarta-feira (26/02) uma mulher foi agredida a golpes de madeira pelo ex-marido na rua Professor Paulo Costa, município de Maribondo. A violência doméstica aconteceu por volta das 22h.

A guarnição da 2ª CIA da cidade esteve no local e foi informada, pela própria vítima, que o homem, conhecido pelo apelido de “Pé na Jaca”, fugiu após o crime. A motivação da agressão ainda é desconhecida.

A mulher foi socorrida e levada para a Unidade de Saúde local para receber atendimento médico. O acusado não foi localizado.


SMTT de Delmiro Gouveia é a primeira de AL a utilizar talonário eletrônico para fiscalização no trânsito

Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true
Foto: Divulgação / Ascom / Delmiro Gouveia

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Delmiro Gouveia se tornou o primeiro órgão municipal do estado de Alagoas a utilizar o talonário eletrônico, que é de uso exclusivo dos agentes de trânsito.

O dispositivo está sendo implantado por meio de uma parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) e irá substituir, com vantagens, o tradicional talão impresso de multas, sendo usado nas ruas para aperfeiçoar o processamento de dados e permitir um melhor gerenciamento operacional do trânsito urbano.

Antes de irem às ruas, os agentes de trânsito participaram de um treinamento sobre a utilização do talonário esclarecendo as principais dúvidas sobre o uso do equipamento e apresentação de sugestões para otimização do serviço.

Após o treinamento teórico, os agentes realizaram uma blitz educativa, com a participação dos representantes do Detran, para utilizar na prática o equipamento.


Prefeitura de Penedo abre concurso público para mais de 200 vagas

Prefeitura de Penedo abre concurso público para mais de 200 vagas

A Prefeitura Municipal de Penedo abriu concurso público para o provimento de 202 vagas (níveis médio e superior) efetivas, com remunerações iniciais de até R$ 2.500.

As inscrições serão aceitas até o dia 17 de março, exclusivamente pela Internet, no site  www.copeve.ufal.br/sistema. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00 para os cargos de nível médio e 120,00 para os cargos de nível superior.

As provas objetivas serão realizadas no dia 3 de maio deste ano, no município de Penedo, em locais e horários a serem divulgados no Cartão de Inscrição e, caso o espaço físico destinado à realização das provas no referido município não seja suficiente para comportar a demanda de candidatos, os excedentes serão realocados para os municípios circunvizinhos.

Para os cargos de professores (códigos 19 ao 25 do Edital Nº 01/2020), o Concurso será constituído de duas etapas, sendo a primeira Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e a segunda Prova de Títulos, de caráter apenas classificatório. Para os demais cargos, será realizado em uma única etapa, constituída de Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

O concurso público da Prefeitura Municipal de Penedo está sendo realizado sob a responsabilidade da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa – FUNDEPES e, no que concerne à realização das provas, pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, por meio do Núcleo Executivo de Processos Seletivos – COPEVE/UFAL, cabendo ao Município de Penedo efetuar a homologação, a convocação e a nomeação dos candidatos aprovados.

Edital e Inscrições – www.copeve.ufal.br.

Mais informações: 3214-1692 / 1694


Rua José e Maria Passos, nº 25 - Centro - Palmeira dos Índios - AL.

Redes sociais


Facebook

Whatsapp: 82 99641-3231

Fale conosco


82 99641-3231

© 2020 RÁDIO SAMPAIO - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Interactive MOnkey