82 99641-3231 (pedido musical)

82 99947-6977 (jornalismo)

Estudante alagoana é a única da América Latina entre os 10 finalistas do Global Student Prize 2021

Ana Julia Monteiro de Carvalho, 18 anos, foi a única estudante da América Latina entre os 10 finalistas do Global Student Prize 2021 – Foto: SESI

A estudante alagoana Ana Julia Monteiro de Carvalho, 18 anos, foi a única estudante da América Latina entre os 10 finalistas do Global Student Prize 2021, considerado o “Nobel da Educação” por ser o de maior reconhecimento na área. Para a seleção, foram mais de 3,5 mil indicações, de 94 países.

Ana Julia é de Maceió e estuda o 3º ano do Ensino Fundamental na Escola Industrial de Educação Básica do SESI. Para ela, representar o país em uma competição como essa é muito importante não só para sua vida, mas para todas as comunidades que busca ajudar com seus projetos.

“Fiquei muito orgulhosa e feliz, não só pela seleção para o prêmio, mas pelo que isso traz. Acredito que ele é muito importante para conseguir firmar parcerias e desenvolver projetos para comunidades. Eu acho que o mais importante foi essa plataforma que consegui e, com isso, ter a possibilidade de desenvolver projetos na cidade”, ressaltou.

O Global Student Prize está na sua 8ª edição. Ele é aberto a todos os alunos com pelo menos 16 anos de idade e matriculados em uma instituição acadêmica ou programa de treinamento e habilidades.

O vencedor ganha, além do título, o prêmio final de US$ 100 mil. O vencedor será anunciado na cerimônia de premiação que ocorrerá em novembro, em Paris, na França.

“O estudo é muito importante pode mudar a realidade, não só da vida do aluno, mas da comunidade que vive. E isso não é só para quem se interessa por robótica, é preciso identificar a sua área e ter uma paixão pelo que faz. Independente da área escolhida, a pessoa usar suas habilidades para promover mudanças na sua comunidade”, ressaltou.

Interesse começou aos 12 anos

A estudante começou a se interessar por robótica aos 12 anos e, entre os projetos desenvolvidos com sua equipe, está o Ecosururu, uma telha sustentável feita com a casca do sururu, molusco encontrado na região lagunar do estado.

“A gente passa na Lagoa Mundaú e vê a pesca e a casca, que é descarta. Nós desenvolvemos a telha com o pó para, além de preservar o meio ambiente, fomentar o empreendedorismo na região”, disse.

Outro projeto é o Sustainable Aerator, que busca aumentar a qualidade de água dos animais para ampliar a produção leiteira em regiões de subsistência de países em desenvolvimento. “É um mecanismo eólico que é usado como bomba e pode aumentar a quantidade da água destinada aos animais”, explicou.

Ana Júlia está terminado o ensino Fundamental e pretende estudar em uma universidade fora do país. “Depois de ter o aprendizado em outro país eu quero voltar para o Brasil e colocar em prática o que aprendi, porque meu interesse é ajudar as comunidades”, completou.


Alagoas registra 49 casos confirmados e três mortes por Covid em 24 horas

Alagoas registra 49 casos confirmados e três mortes por Covid em 24 horas

Alagoas confirmou 49 novos casos e mais três mortes por Covid, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) deste sábado (16). Duas vítimas eram da capital e uma do interior do Estado.

O número acumulado de casos suspeitos chegou a 4.639. Dos que receberam diagnóstico da doença, 479 estão em isolamento domiciliar para tratamento e outros 232.253 pacientes já finalizaram o período de isolamento.

Desde o começo da pandemia, 6.256 pessoas morreram por causa da Covid-19 em Alagoas. São 239.215 casos confirmados desde o primeiro registro da doença no estado, em março de 2020.

A taxa de ocupação de leitos de UTI estava em 21%, segundo relatório mais recente publicado na sexta-feira (16). Em Maceió, 54% dos leitos de UTI exclusivos para Covid estavam ocupados.

Mais três mortes por causa da Covid

  • Maceió: Homem, 84 anos – hipertenso, diabético, com doença vascular obstrutiva periférica e doença respiratória crônica.

  • Maceió: Mulher, 84 anos – hipertensa

  • Craíbas: Mulher, 58 anos – hipertensa e diabética


Acidente entre carreta e carro deixa ferido em Rio Largo, Alagoas

Carro bateu em carreta no município de Rio Largo — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Um acidente entre uma carreta e um carro deixou uma pessoa ferida na tarde deste sábado (16) na zona rural de Rio Largo, Região Metropolitana de Maceió.

O acidente aconteceu por volta de 14h, quando o carro bateu na carreta na estrada de acesso a Usina Utinga Leão. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um homem de 54 anos ficou ferido.

Após receber o Atendimento Pré-hospitalar, a vítima foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Tabuleiro, em Maceió. Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem estava com um ferimento na testa e dor no tórax.

No local do acidente, os Bombeiros constataram um derramamento de óleo e colocaram pó de serra para evitar novos acidentes. Também havia partes dos veículos espalhadas na pista, que foram retiradas.


Palmeira dos Índios não registra óbito para a Covid-19 desde setembro

Palmeira dos Índios não registra óbito para a Covid-19 desde setembro

Aos poucos a vida vai tomando sua normalidade, a pandemia da Covid-19 deixará marcas e lembranças dolorosas, mas as pequenas vitórias precisam ser comemoradas.

Palmeira dos Índios está há 26 dias sem registrar óbitos para a Covid-19. O último óbito foi registrado na segunda quinzena de setembro.

Mas, ainda assim, as medidas sanitárias precisam ser cumpridas e a gestão continua pedindo que todos tomem a vacina, assim como a dose de reforço.

“Isso é resultado do trabalho da gestão Júlio Cezar, com muita responsabilidade na vacinação e no respeito à comunidade palmeirense. Faça a sua parte, tome a vacina e mantenha o protocolo sanitário, como o uso de máscara, higienização das mãos e, não menos importante, o distanciamento social”, pontuou o secretário municipal de Saúde Marcos Rêgo.


Pela segunda vez no ano, Alagoas não registra mortes por Covid-19

Foto: Harvard University

Pela segunda vez neste ano, Alagoas passou 24 horas sem registrar novas mortes por Covid-19. Nesta sexta-feira (15), o estado confirmou 92 novos casos do coronavirus, mas não registrou óbitos. Os dados são do mais recente boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

A primeira vez, desde 16 de abril de 2020, em que o estado não registrou nenhuma morte por Covid foi no dia 7 deste mês. No dia seguinte, Alagoas voltou a confirmar três novos óbitos.

O número acumulado de casos suspeitos caiu de 4.808 para 4.709 nas últimas 24 horas.

Desde o início da pandemia, 6.253 alagoanos morreram de Covid. No mesmo período, 239.166 pessoas foram infectadas pelo coronavírus.

Do total de pessoas que receberam diagnóstico de Covid, 496 ainda estão em tratamento, em isolamento domiciliar. Outros 232.185 pacientes já finalizaram o tratamento e são considerados recuperados.

Dos 151 leitos de UTI no estado exclusivos para Covid, 54 estavam ocupados até as 16h dessa quinta (14). A taxa de ocupação era de 36%. Em Maceió, dos 78 leitos de UTI, 45 estavam com pacientes. O percentual de ocupação na capital era de 58%.


Vídeo: Caminhão perde o controle e colide em praça de Palmeira dos Índios

Foto: Dalmo Gonzaga/Rádio Sampaio FM

Um acidente foi registrado no início da noite desta sexta-feira (15), onde um caminhão carregado de areia perdeu o controle e invadiu a Praça Vicente Gomes Targino, em frente a Igreja de São Vicente, na Avenida Alagoas, em Palmeira dos Índios.

De acordo com as primeiras informações, o condutor ficou preso as ferragens, mas foi retirado por populares, ele teria apenas ferimentos leves. Uma equipe do SAMU foi acionada e efetuou os primeiros socorros.

Foto: Dalmo Gonzaga/Rádio Sampaio FM
Foto: Dalmo Gonzaga/Rádio Sampaio FM

 


Redes sociais


Contato


Rua José e Maria Passos, nº 25 - Centro - Palmeira dos Índios - AL.

(82) 99641-3231


TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842

SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)

COMERCIAL:
(82) 99621-8806
(Dalmo Gonzaga)

© 2021 RÁDIO SAMPAIO - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Interactive MOnkey