82 99641-3231 (pedido musical)

82 99947-6977 (jornalismo)

Ufal oferece 2.468 vagas para ingresso através do Sisu

Foto: Reprodução

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está ofertando 2.468 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre, que teve as inscrições abertas nesta terça-feira (3). São 1.227 oportunidades em ampla concorrência e 1.241 em reserva de vagas para cotistas, distribuídas em 72 cursos de graduação.

As inscrições podem ser realizadas através da página oficial do programa e seguem até a próxima sexta-feira (6).

Para concorrer às vagas é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020. Inicialmente, o ingresso dos aprovados acontece no segundo semestre letivo de 2021, com previsão de início para o final de março de ano que vem, mas a data ainda pode ser modificada em reunião do conselho universitário que deve ocorrer nos próximos dias.

Cada candidato pode escolher até dois cursos na universidade ou em instituições distintas. Os aprovados serão convocados pela Copeve posteriormente.

Matrícula dos classificados

Este ano o processo de matrícula ocorre inteiramente de forma virtual. Serão duas etapas, segundo a universidade. Será preciso acessar o site da Copeve usando login e senha, preencher um cadastro e anexar a versão digitalizada da documentação prevista no Edital.

  • Pré-Matrícula através do envio de documentação exigida no edital através do endereço eletrônico.

  • Assinatura eletrônica na Ata de Confirmação de Matrícula.


Gusttavo Lima é visto sozinho passeando sem família nos EUA

Gusttavo Lima é visto sozinho passeando sem família nos EUA

Depois de curtir um final de semana de descanso com a esposa Andressa Suita e os filhos, Samuel e Gabriel, nas belas praias de Ilha Grande, no Rio de Janeiro, o cantor Gusttavo Lima seguiu para os Estados Unidos para cumprir com os compromissos da turnê que fará por lá. O que está chamando a atenção é que o sertanejo não está acompanhado da família. Ele foi visto passeando sozinho e atendendo aos fãs que pediam para tirar fotos com ele.

Andressa Suita explicou o motivo pelas redes sociais, nessa quarta-feira (28/7). Segundo a modelo, os planos foram alterados por um imprevisto. “Calma, gente! Não deram os vistos dos meninos. Aí a mãe vai ficar com eles para o pai ir trabalhar. Nada demais”, escreveu a influenciadora digital.

Em terras norte-americanas, onde gravará um novo DVD de sua turnê O Embaixador Tour USA 2021, Gusttavo Lima começará cantando em Orlando, no dia 6 de agosto, e em Miami, no dia 7. Na semana seguinte, ele cantará em Atlanta, Newark e Boston, onde gravará o novo disco.


Operação contra organização criminosa que agia em Penedo termina em morte e prisões

Operação contra organização criminosa que agia em Penedo termina em morte e prisões

Seis pessoas foram presas nesta terça-feira (3) durante operação contra uma organização criminosa responsável por homicídio e tráfico de drogas em Penedo, no Baixo São Francisco de Alagoas. Durante o cumprimento dos mandados, segundo a polícia, houve troca de tiros e um outro suspeito foi morto.

A Divisão Especial de Investigação e Capturas (DEIC) cumpriu mandados expedidos pela 17ª Vara Criminal. Três pessoas ainda estão foragidas.

Entre os presos, cinco foram localizados pelos policiais em Penedo e um em Aracaju (SE). A operação também resultou na apreensão de 5 kg de maconha.

Segundo o delegado Gustavo Xavier, a polícia conseguiu chegar ao grupo após investigação iniciada no mês de março e que resultou na apreensão de 80kg de maconha escondidos em uma ilha em Penedo.

“O grupo de inteligência da DEIC realizou a investigação e chegou a identificar diversos criminosos que atuavam no Baixo São Francisco, sobretudo na cidade de Penedo com vinculo em Sergipe”, disse o delegado.

Os presos vão ser encaminhados para o sistema prisional.


Expectativa da Câmara é votar reforma administrativa ainda este mês

Expectativa da Câmara é votar reforma administrativa ainda este mês

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse hoje (3) ter a expectativa de que o texto da reforma administrativa seja votado no plenário da Casa até o final de agosto. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20 tramita em uma comissão especial, que ainda precisa debater e votar o parecer do relator Arthur Oliveira Maia (DEM-BA), antes de o texto ser votado em plenário.

“Esperamos ter a possibilidade de agora ao final do mês de agosto, pelo que conversávamos com o relator e com o presidente [da comissão, Fernando Monteiro (PP-PE)] de ter acesso a esse texto no plenário”, disse Lira durante debate promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o jornal O Estado de São Paulo para debater o tema.

Lira disse ainda que será preciso articulação e habilidade na comissão para cumprir esse calendário antes de votar e remeter o texto para análise do Senado. De acordo com o presidente da Câmara, o calendário para votar a PEC será curto, em razão das eleições no ano que vem, mas é possível que a proposta possa ser aprovada até novembro pelas duas Casas.

Segundo Lira, depois de novembro, a pauta do Congresso vai girar em torno da aprovação do Orçamento da União para 2022. O deputado lembrou ainda que após o recesso de final de ano, o debate em torno das eleições vai polarizar o país, dificultando a votação de reformas.

“Temos a obrigação de entregar as matérias estruturantes para o país até novembro, e depois com orçamento, recesso, eleição, fica complicado, pois os interesses políticos se sobressairão”, afirmou.

Encaminhada pelo governo federal ao Congresso em setembro do ano passado, a PEC altera disposições constitucionais sobre servidores, empregados públicos e também modifica a organização administrativa do Estado.

Entre outros pontos, a proposta acaba com a estabilidade do servidor público e estabelece cinco novos tipos de vínculos para os novos servidores. Pela proposta, apenas as carreiras típicas de Estado terão a garantia de estabilidade no cargo após um período de experiência. A proposta define ainda que uma lei complementar vai determinar quais serão essas carreiras e seus critérios.

Também será permitido o ingresso no serviço público federal por seleção simplificada para alguns vínculos, inclusive com a previsão de vínculo por prazo determinado. A PEC também prevê a substituição das “funções de confiança”, que atualmente devem ser ocupadas por servidores que tenham cargos efetivos, pelos “cargos de liderança e assessoramento”.

Direitos

Durante o debate, Lira garantiu que a reforma não vai atacar direitos adquiridos dos atuais servidores. “A reforma visa dar uma melhor condição de serviço do Estado e torná-lo mais leve e previsível, e que os investidores nacionais e internacionais saibam que os gastos serão contidos, e vamos analisar os serviços, não o servidor. Não vamos atacar qualquer direito adquirido”, disse.

Em maio, a Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado divulgou uma nota técnica apontando que, caso a proposta seja implementada, haverá piora na situação fiscal da União. De acordo com a nota, as alterações propostas pela PEC em relação aos contratos de gestão e com o fim das restrições atualmente existentes à ocupação de cargos em comissão e funções de confiança vão levar a um aumento da corrupção na administração pública.

Lira foi questionado ainda sobre o fato de a reforma não incluir os membros do Poder Judiciário, Ministério Público e tribunais de contas. Segundo o presidente da Câmara, é preciso que o Poder Judiciário encaminhe sua proposta para a Câmara não correr o risco de extrapolar limites constitucionais.

“Se pudéssemos fazer a inclusão de todos os poderes, nós faríamos. Mas eu penso, posso estar errado, que como o Executivo mandou a reforma dele, o Legislativo está com a dele inserida, o Judiciário precisaria mandar. Se o Judiciário não mandar, eu penso que poderíamos estar extrapolando os nossos limites constitucionais com relação a esse assunto. Mas isso a comissão especial e o relator terão a sabedoria necessária para dirimir essas dúvidas”, disse.


Mulher investigada por liderar grupo criminoso de Sergipe é presa em Alagoas

Mulher investigada por liderar grupo criminoso de Sergipe é presa em Alagoas

Uma mulher suspeita de liderar um grupo criminoso em Moita Bonita, Aquidabã, Itabaianinha, Propriá, Malhada dos Bois, e outras cidades na Região do Baixo São Francisco sergipano, foi presa pela Polícia Civil nesta segunda-feira (2) em São Miguel dos Campos (AL).

De acordo com as investigações, o grupo era responsável por tráfico de drogas, homicídios e prostituição nos municípios onde atuava.

O genro da suspeita, que morreu em confronto com policiais em junho deste ano, seria um dos pistoleiros. Contra ambos havia mandados de prisão expedidos pela Justiça.

Além da Polícia Civil sergipana, a prisão da mulher também teve apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar de Alagoas.


MEC divulga resultado da segunda chamada do Prouni

MEC divulga resultado da segunda chamada do Prouni

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, hoje (3), em seu portal, o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), relativo ao segundo semestre de 2021. Os selecionados terão até o dia 11 deste mês para comprovar as informações apresentadas no ato de inscrição, por meio dos documentos exigidos para o acesso à bolsa de estudo.

O Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições particulares de educação superior. Para concorrer é necessário, no caso das bolsas integrais, que o estudante comprove renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário-mínimo.

Para as bolsas parciais, que cobrem 50% do valor das mensalidades, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários-mínimos por pessoa.

O MEC informou que só pode participar do Prouni o estudante que não tenha diploma de curso superior. É necessário, também, que o candidato tenha participado do Enem mais recente e obtido pelo menos 450 pontos de média, e que não tenha tirado zero na redação.

Nesta edição do Prouni foram ofertadas 134.329 bolsas, sendo 69.482 bolsas integrais e 64.847 parciais em 10.821 cursos ministrados em 952 instituições de ensino superior da rede privada do país.


Redes sociais


Contato


Rua José e Maria Passos, nº 25 - Centro - Palmeira dos Índios - AL.

(82) 99641-3231


TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842

SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)

COMERCIAL:
(82) 99621-8806
(Dalmo Gonzaga)

© 2021 RÁDIO SAMPAIO - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Interactive MOnkey