Palmeira dos Índios
27 ºC Céu Limpo

Palmeira dos Índios | Céu Limpo
27 ºC

82 99641-3231 (pedido musical)

82 99947-6977 (jornalismo)

82 99641-3231 (pedido musical)

82 99947-6977 (jornalismo)

Estudantes alagoanas ganham bolsa de estudos na Universidade de Cabridge

Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true
Juliana Tavares e Gabriela Pereira ganharam bolsas de estudo no Cambridge Immerse Essay Competition, no Reino Unido – Foto: Assessoria

As alunas Juliana Tavares e Gabriela Pereira ganharam bolsas de estudo no Cambridge Immerse Essay Competition, através de um  concurso de redação da Universidade de Cambridge – Reino Unido.  A premiação dá direito a desconto no curso de verão da Universidade.

Para Juliana, que submeteu sua redação para o curso de Medicina, foi “uma maneira de provar a mim mesma que era possível. É gratificante conseguir um prêmio desses, ainda mais minha mãe sendo professora de Inglês, Letras,  ela ficou muito feliz com meu desempenho”.

Já para Gabriela Pereira, que ganhou a bolsa no curso de Filosofia, “foi uma experiência maravilhosa, e um teste para nós, que já queremos estudar fora, deu pra sentir que é possível, mesmo com tanta gente participando”.

A Universidade de Cambridge é a segunda mais antiga em língua inglesa do mundo, fundada em 1209, atrás apenas da Universidade de Oxford. Hoje, a instituição tem mais de 18 mil alunos, sendo cerca de 11.800 na graduação e outros 7 mil na pós, incluindo 1.300 estudantes internacionais com origem de 65 países distintos.

A universidade tem 92 ganhadores do prêmio Nobel entre seus ex-alunos, professores e pesquisadores, e é conhecida por ter abrigado os maiores pensadores da história. Ao longo de 800 anos, alguns estudiosos que passaram por lá causaram verdadeiras revoluções na ciência, como Isaac Newton, Charles Darwin e Alan Turing.


Prouni 2020 divulga resultado da segunda chamada

Prouni 2020 divulga resultado da segunda chamada

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (18) o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) .

Para consultar, é preciso acessar o site do Prouni: >>>   http://siteprouni.mec.gov.br/  <<<

Os candidatos terão até 28 de fevereiro para entregar os documentos que comprovem o cumprimento dos requisitos.

De acordo com o MEC, quem ainda não foi pré-selecionados, nem na primeira e nem na segunda chamada, poderá manifestar interesse na lista de espera entre os dias 6 e 9 de março (veja abaixo o calendário).

O Prouni oferece bolsas de estudo parciais e integrais em cursos de graduação de instituições particulares no Brasil.

Para concorrer às bolsas, era necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e tirado, no mínimo, 450 pontos na média da prova. Quem zerou a redação está eliminado do processo.

A atual edição do Prouni vai selecionar estudantes para 251.139 bolsas parciais e integrais para faculdades privadas com base nas notas do Enem.

Cronograma do Prouni 2020

  • Segunda chamada: 18 de fevereiro de 2020

  • Entrega dos documentos para garantir a matrícula: 18 a 28 de fevereiro de 2020

  • Adesão à lista de espera: 6 a 9 de março de 2020


MEC divulga resultado da segunda chamada do ProUni nesta terça-feira (18)

MEC divulga resultado da segunda chamada do ProUni nesta terça-feira (18) – Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Ministério da Educação divulga nesta terça-feira (18/02) o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) para o primeiro semestre de 2020. Os estudantes selecionados para receber a bolsa de estudos precisam comprovar as informações fornecidas no ato da inscrição. A documentação solicitada deve ser apresentada às instituições de ensino até o dia 28 de fevereiro.

O resultado pode ser conferido na >> página do ProUni <<.

As bolsas eventualmente não preenchidas poderão ser ocupadas por participantes da lista de espera. O prazo para se inscrever na lista de espera é de 6 a 9 de março e a divulgação será feita no dia 12 de março.

Neste semestre, o ProUni está oferecendo 252.534 bolsas. O sistema registrou mais de 1,5 milhão de inscrições, feitas por 782.497 estudantes. O número de inscrições é maior que o de inscritos porque cada participante pode escolher até duas opções de instituição, curso e turno.

ProUni

O ProUni é um programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudos, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior. Podem participar estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública, ou na rede particular na condição de bolsista integral; estudantes com deficiência; professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública.

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Só pode se inscrever no ProUni o estudante que não tiver diploma de curso superior, que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas, e nota acima de zero na redação.


Governo lança programa de alfabetização que beneficiará 80 mil estudantes alagoanos

Governo lança programa de alfabetização que beneficiará 80 mil estudantes alagoanos

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lança, na próxima segunda-feira (17/02), o Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) Criança Alfabetizada, que beneficia 80 mil estudantes alagoanos. O evento acontece com a presença dos 102 municípios. Durante a cerimônia, governo e prefeituras assinarão termo de adesão ao programa pactuando metas para o biênio 2020/21.

Também será apresentado o Programa Vem que Dá Tempo, que estimula a retomada dos estudos para as pessoas que estão afastadas da escola.

O programa

O PARC Criança Alfabetizada integra o programa Escola 10 e é mais um passo para o fortalecimento do Sistema Estadual de Educação, visando novos avanços na qualidade do ensino público no estado. Este ano, estado e municípios farão uma pactuação de metas de alfabetização de crianças na idade certa (até os sete anos de idade).

O programa oferecerá assessoria técnica, monitoramento, material de apoio e formações para gestores escolares, coordenadores pedagógicos, articuladores de ensino e professores das redes municipais e estadual que atendem crianças dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Também avaliará os estudantes e oferecerá premiação para escolas.

Tudo isto atuando em regime de colaboração, com o apoio da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e apoio técnico da Associação Bem Comum, Instituto Natura e a Fundação Lemann.

“Assim como no passado estado e município pactuaram metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, este ano pactuaremos metas de alfabetização. A ideia é fazer com que as crianças desenvolvam a competência da leitura na idade certa e, para, isto, promoveremos formação de professores, entrega de kits de material didático e aplicação de duas avaliações”, adianta a secretária executiva da Educação, Laura Souza.


O.S. para a construção de escola em Lagoa da Areia dos Marianos será autorizada nesta terça (18)

O.S. para a construção de escola em Lagoa da Areia dos Marianos será autorizada nesta terça (18)

A ordem de Serviço (O.S) para a construção da nova Escola Municipal Mauro Tavares, na comunidade rural de Lagoa da Areia dos Marianos será assinada nessa terça-feira (18). A unidade atenderá à comunidade local, além de Lagoa do Canto, Alto Vermelho Novo, Xexéu, Luciana e Riacho Santo.

A prefeitura informa que os interessados em trabalhar na obra, nas funções de pedreiros, serventes, carpinteiros, eletricistas e pintores, devem se cadastrar nesta segunda-feira, às 8h30, na Escola Municipal Santa Terezinha, que fica no Povoado.

O.S. para a construção de escola em Lagoa da Areia dos Marianos será autorizada nesta terça (18)

Para a construção da unidade escolar serão investidos cerca de R$ 2 milhões e o projeto faz parte do pacote de investimentos na área da Educação, anunciado pelo prefeito de Palmeira ao longo da gestão municipal. Na região, a antiga Escola Santa Terezinha será transformada em creche.

“Tudo que fizermos para transformar a vida de meninos e meninas do nosso município nunca será uma despesa, mas um investimento que, a longo prazo, mudará a vida de muita gente”, disse o prefeito Júlio Cezar.

É completou. “Quanto mais escolas construirmos, menos oportunidades daremos para que eles procurem o caminho das drogas e do crime, que destrói tantas famílias. Além da construção da nova Escola, também construiremos uma creche e investiremos em equipamentos modernos, como mobiliários, para dar mais conforto aos nossos alunos e professores”, afirmou o prefeito Júlio.


UFAL corre contra o tempo para entregar sede de Santana

Prédio do Polo Ufal Santana do Ipanema do Ipanema – Foto: Portal Maltanet

A comunidade acadêmica da Unidade Educacional de Santana do Ipanema cobra a transferência para a nova sede, mas a gestão central da Universidade Federal de Alagoas justifica que a obra ainda não está concluída para receber servidores e alunos.

Mesmo tendo sido inaugurada no último 15 de janeiro, falta ligação da rede elétrica, instalação de aparelhos de ar condicionado, rede lógica e mobiliário.

Para resolver essas pendências, a Procuradoria Federal deu prazo de 90 dias, contados a partir da entrega provisória, em 30 de dezembro do ano passado.

O diretor do Campus do Sertão explicou que o prédio foi inaugurado sem a entrega definitiva da obra e isso impede que a Ufal autorize a realização dos serviços necessários para deixar tudo em funcionamento. “Temos de resolver o problema em relação à energia elétrica. Precisamos atender às novas exigências da Equatorial porque houve alteração no projeto anteriormente aprovado pela Eletrobras [antiga concessionária de energia em Alagoas]”, destacou Agnaldo Santos.

Para o diretor, a empresa responsável pela obra está com o prazo dado pela Procuradoria Federal para entregar o prédio em definitivo.

“Só após o término do prazo de 90 dias, que começou a contar em 30 de dezembro do ano passado, a Ufal vai receber a obra concluída em definitivo e, aí, começaremos o processo de licitação, compra e instalação dos equipamentos de rede lógica e iremos alocar novos mobiliários que foram comprados e estão guardados na sede do campus em Delmiro Gouveia e outros que estão aguardando a entrega da compra na Sinfra [Superintendência de Infraestrutura da Ufal]. Só assim faremos a transferência definitiva para nova sede”, justificou.


Rua José e Maria Passos, nº 25 - Centro - Palmeira dos Índios - AL.

Redes sociais


Facebook

Whatsapp: 82 99641-3231

Fale conosco


82 99641-3231

© 2020 RÁDIO SAMPAIO - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Interactive MOnkey