82 99641-3231

Inep divulga notas do Enem nesta sexta-feira (18)

Nesta sexta-feira (18), mais de 4,1 milhões de estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado terão acesso às notas das provas.

O resultado será divulgado na internet, na Página do Participante, e no aplicativo oficial do Enem.

Os participantes terão acesso a quanto obtiveram em cada uma das provas: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação.

A nota dos treineiros, aqueles que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram a prova apenas para testar os conhecimentos, será divulgada apenas em março, 60 dias depois dos demais participantes.

A nota do Enem é calculada usando a chamada teoria de resposta ao item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada questão. O valor varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.

Assim, se a questão tiver grande número de acertos será considerada fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. O estudante que acertar um item com alto índice de erros, por exemplo, ganhará mais pontos por ele.

O Enem foi aplicado nos dias 4 e 11 de novembro de 2018. Desde o dia 14 de novembro, estão disponíveis as provas e os gabaritos oficiais. Também estão disponíveis vídeos com os enunciados e as opções de respostas da videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgará ainda, em data a ser definida, o espelho da redação, ou seja, detalhes da correção dessa prova. Isso é feito após os processos seletivos dos programas federais. A correção tem função apenas pedagógica e não é possível interpor recurso.

O que fazer com as notas?

Com os resultados, os estudantes poderão concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O primeiro processo que terá as inscrições abertas é o Sisu. Para participar é preciso fazer a inscrição online no período de 22 a 25 de janeiro. Os estudantes já podem consultar, na página do programa, as vagas disponíveis. São mais de 235,4 mil vagas distribuídas em 129 universidades públicas de todo o país.

Além dos programas nacionais, os estudantes podem usar as notas para cursar o ensino superior em Portugal. O Inep tem convênio com 37 instituições portuguesas. A lista está disponível na página da autarquia. Segundo o Inep, atualmente mais de 1,2 mil brasileiros usaram o Enem para ingressar nessas instituições.

 


Inscrições para vestibular da FASVIPA encerram nesta terça-feira (15)

Os interessados em fazer um dos cursos ofertados pela Faculdade São Vicente (FASVIPA), localizada em Pão de Açúcar, devem correr contra o tempo.

É que as inscrições para o vestibular 2019.1 se encerram nesta terça-feira (15), e devido as provas já estarem marcadas para o dia 19, não haverá possibilidade de prorrogação.

Estão sendo ofertados para este vestibular 280 vagas, distribuídas entre os cursos de graduação em Enfermagem (80), Educação Física (50), Pedagogia (100) e Direito (50). É a primeira vez que o curso de direito é ofertado na região sertaneja.

FIES

A FASVIPA aderiu ao Financiamento Estudantil para este ano. O FIES, como é conhecido, é um programa do Governo Federal que financia o curso superior de graduação e o estudante selecionado somente começa a pagar o valor investido pelo programa após formado e com taxas de juros baixíssimas. A adesão foi divulgada nas redes sociais da instituição pelo Diretor Acadêmico, o Prof. Júnior Genuíno.

NOVA EQUIPE GESTORA

A sociedade mantenedora da Faculdade São Vicente vem passando por mudanças em sua equipe gestora. Em outubro assumiu o posto de diretor acadêmico o Prof. Júnior Genuíno, e no início de novembro assumiu a presidência da sociedade o Pe. Thiago Henrique, que até pouco tempo estava fazendo seu mestrado em Roma. Informações obtidas pelo site dão conta que os novos diretores vêm promovendo mudanças importantes, entre elas, a reestruturação do setor jurídico e contábil, alvos de grandes críticas na gestão passada.

As inscrições para o vestibular iniciaram no dia 1º de dezembro, e seguem até o dia 15 de janeiro através do site www.fasvipa.com.br, ao custo de R$ 40,00. As provas serão realizadas no dia 19h a partir das 14h na sede da instituição, localizada na Rua Padre Soares Pinto, 314, no centro de Pão de Açúcar.

O resultado preliminar será divulgado no dia 21.


Projeto de Lei do rateio do Fundeb é enviado para a ALE de Alagoas

O Governador Renan Filho (MDB) encaminhou à Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) o Projeto de Lei do rateio das sobras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para os professores do estado. O texto do PL foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (14).

Essa divisão das sobras havia sido anunciada pelo governador pelas redes sociais na última quinta (10). No vídeo, ele disse que o rateio seria da ordem de R$ 31 milhões. O texto do DOE não fala em valores.

O projeto enviado à ALE diz que o rateio será realizado entre os servidores em efetivo exercício no magistério da educação básica, como professores, pessoal da direção ou administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão, orientação educacional e coordenação pedagógica.

O texto diz ainda que o rateio será realizado na proporção da jornada de trabalho e do tempo de serviço dos servidores, tendo como base o subsídio do décimo terceiro salário de 2018. Os profissionais que estiverem em processo de aposentadoria, receberão o proporcional ao tempo trabalhado no ano passado.

Aqueles com vínculo temporário receberão o rateio com base na folha do décimo terceiro salário do exercício 2018.

A publicação diz ainda que o rateio e o pagamento tratados pela Lei não se incorporam à remuneração para qualquer efeito.

O Projeto de Lei agora segue para apreciação e votação no plenário da ALE. Ainda não há previsão para que isso ocorra.


Uneal oferta 1.200 vagas para novos estudantes de graduação

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) vai ofertar 1.200 vagas em cursos de graduação para novos estudantes em 2019. A seleção será realizada por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), utilizando a nota obtida pelo candidato no Enem, no período de 22 a 25 de janeiro.

As vagas são distribuídas em 36 cursos nas cidades de Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Maceió. O termo de adesão ao Sisu e o quadro de vagas podem ser consultados no site da Uneal, neste link: http://www.uneal.edu.br/sisu/sisu/sisu-2019/edital-de-abertura-termo-de-adesao-e-legislacao.

Os candidatos devem atentar, no momento da escolha no Sisu, para o curso e a unidade onde a graduação escolhida será ofertada, uma vez que não será possível fazer mudanças posteriores ao encerramento do período de seleção.

Cursos ofertados
Há vagas nos cursos de Administração, Administração Pública, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Física, Geografia, História, Letras Português e Francês, Letras – Português, Letras – Inglês, Letras – Português e Espanhol, Matemática, Pedagogia, Química e Zootecnia.


Inscrições do Fies começam em 5 de fevereiro

Estudantes de baixa renda matriculados em instituições de ensino superior privadas já podem conferir o edital do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies). O documento foi publicado nesta quarta-feira (9) no Diário Oficial da União (DOU).

Com prazo entre 5 e 12 de fevereiro, as inscrições para o primeiro semestre podem ser feitas pela página do programa na internet.

O Fies atende estudantes cuja renda familiar por pessoa seja de até três salários mínimos; por isso, não há cobrança de juros sobre as parcelas do financiamento. No caso do P-Fies, o valor máximo para se inscrever é de cinco salários mínimos. Nessa modalidade, as taxas de juros variam conforme a renda dos inscritos.

Ter uma nota superior a 450 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e redação acima de zero são quesitos para participar. Além disso, quem está inadimplente ou que já tenham sido contemplados não podem participar. O resultado desta chamada será divulgado em 18 de fevereiro.

Contratação

Após esta etapa de pré-seleção, os candidatos que forem chamados passam para a fase de complementação da inscrição. É nesse momento que o financiamento do curso é contratado. Para os inscritos no Fies, é necessário acessar a página do programa, e confirmar os dados entre 19 e 25 de fevereiro. Quem não for selecionado no Fies, vai para a lista de espera e é convocado se as vagas não forem preenchidas.

Já para quem conseguir a vaga via P-Fies deve procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição para validar as informações no dia seguinte à pré-seleção.


Aprovados no concurso da Educação serão nomeados até sexta-feira (21)

Em transmissão ao vivo (live) pelas redes sociais – Facebook e Instagram, o governador Renan Filho anunciou, na tarde desta terça-feira (18), que até a próxima sexta (21) serão nomeados todos os professores aprovados no concurso da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A partir da nomeação, eles terão 30 dias para tomar posse.

“Queria informar que esse concurso não tem reserva técnica. Caso o cidadão não tome posse, sobrará vaga para ser preenchida por outra pessoa. A ideia, como falei, é que no início do próximo ano letivo todo o mundo já esteja apto para tomar posse em seu cargo e assumir uma turma”, afirmou Renan Filho.

As provas para o concurso público da Educação foram realizadas em abril deste ano. Cerca de 14 mil inscritos disputaram 850 vagas. O governador informou que o cronograma para o exame admissional será publicado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) dentro desse prazo de 30 dias.

Serão destinados, ainda, dez dias para a realização dos exames de admissão com a convocação diária de aproximadamente 85 novos professores, por ordem alfabética. O cronograma terá início a partir de janeiro, em decorrência das celebrações de fim de ano e levando em consideração que pessoas de outros estados foram aprovadas no concurso.

“O Estado de Alagoas avançou muito na educação nos últimos quatro anos e nós vamos seguir trabalhando duro para Alagoas avançar ainda mais”, finalizou.


Rua José e Maria Passos, nº 25 - Centro - Palmeira dos Índios - AL.

Redes sociais


Facebook

Whatsapp: 82 99641-3231

Fale conosco


82 99641-3231

© 2019 RÁDIO SAMPAIO - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Interactive MOnkey