Uma falha em sistemas de navegação afeta pousos e decolagens de voos no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na manhã desta terça-feira (3). Passageiros já reclamam das alternativas oferecidas para contornar o problema, com viagens remarcadas para esta quarta-feira (4), por exemplo.
O problema volta a ocorrer menos de uma semana depois de uma interferência gerada por um sinal de radiofrequência no centro de Guarulhos causar transtornos na última quinta-feira (29).
Procurada, a Latam disse que houve atrasos pontuais por falhas técnicas no aeroporto e que aguardava a volta da operação à normalidade por volta das 12h desta terça.
Já a Azul afirmou, em nota, que dois voos foram cancelados. “A Azul informa que, devido a problemas no sistema de GPS do aeroporto de Guarulhos, os voos AD4826 (Guarulhos-Curitiba) e AD2818 (Curitiba – Guarulhos) precisaram ser cancelados.”
Após uma falha também nos sistemas de navegação na última quinta-feira, equipes da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) enviadas ao aeroporto detectaram, no início daquela tarde, sinais de radiofrequência interferindo no sinal das aeronaves e identificaram que o sinal partia do centro de Guarulhos. Antes que as equipes pudessem localizar a origem, no entanto, o sinal deixou de ser detectado.
Segundo a agência, a transmissão de radiofrequências sem autorização é crime federal.
O Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), da Força Aérea Brasileira, apoiou a investigação e coordenou o fluxo de tráfego aéreo para reduzir o impacto da falha na operação do aeroporto.