(Vídeo) Avião sai da pista e explode em aeroporto na Coreia do Sul; 179 pessoas morreram

Por: Rádio Sampaio com G1
 / Publicado em 29/12/2024

Avião explodiu após sair da pista na Coreia do Sul, em 29 de dezembro de 2024 — Foto: Yonhap via REUTERS

Um acidente aéreo deixou 179 mortos na Coreia do Sul na manhã deste domingo (29). Segundo as autoridades locais, um avião explodiu após sair da pista e bater contra um muro no Aeroporto de Muan, no sul do país. Havia 181 pessoas a bordo; duas pessoas sobreviveram.

Segundo a agência de notícias Reuters, o acidente é o mais mortal já registrado em solo sul-coreano e o pior envolvendo uma companhia aérea do país desde 1997, quando a queda de um avião da Korean Air Lines, em Guam, matou mais de 200 pessoas.

A aeronave que se acidentou neste domingo levava 175 passageiros e seis tripulantes. O avião era um Boeing 737-800 da Jeju Air, um modelo comercial amplamente utilizado em todo o mundo.  O voo partiu de Bangkok, na Tailândia, com destino a Muan, na Coreia do Sul. Após o acidente, todos os voos no terminal de Muan foram cancelados.

A Jeju Air pediu desculpas pelo ocorrido e disse que está adotando todas as medidas necessárias. O presidente em exercício da Coreia do Sul, Choi Sang-mok, declarou luto nacional até 4 de janeiro.

Imagens exibidas por emissoras locais mostram o avião deslizando pela pista com o trem de pouso aparentemente recolhido antes de colidir contra o muro. Pousar "de barriga", com o trem de pouso recolhido, é um procedimento de emergência, mas que ocorre eventualmente na aviação comercial. Não é comum que esse tipo de evento resulte em mortes.

De acordo com a imprensa local, uma falha no trem de pouso da aeronave é a principal hipótese para o acidente, provavelmente causada por uma colisão com um bando de pássaros.

Segundo a agência de notícias da Coreia do Sul Yonhap, testemunhas relataram ter visto o motor da aeronave pegando fogo e ouviram várias explosões antes do pouso. Também chamou a atenção dos analistas, segundo a Yonhap, o fato de a aeronave ainda estar em alta velocidade no trecho final da pista.

Além disso, segundo os investigadores ouvidos, o piloto do Boeing havia feito outra tentativa de pouso em Muan, mas, sem sucesso, arremeteu. O incidente ocorreu na segunda tentativa, portanto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram