Van com trabalhadores resgatados no ES quebra na estrada e atrasa chegada em Alagoas

Por: Rádio Sampaio com G1
 / Publicado em 16/05/2024

Van com trabalhadores resgatados situação análoga a escravidão no ES quebra na estrada e a atrasa chegada a Alagoas — Foto: Arquivo pessoal

A van com os trabalhadores alagoanos resgatados em situação análoga à escravidão em uma fazenda de café no Espírito Santo quebrou na estrada em Sergipe. O grupo saiu do estado capixaba na quarta-feira (15) e deveria chegar em Alagoas por volta das 19h desta quinta-feira (16), mas esse retorno deve demorar mais um pouco.

Os 12 alagoanos, sendo 11 homens e 1 mulher, viajaram para o Espírito Santo no início do mês, com a promessa de trabalhar em uma lavoura de café.

"Estou com muita ansiedade para voltar para casa e rever a família. Todo mundo está ansioso", disse uma das trabalhadoras resgatada, Wagna da Silva, em entrevista ao g1.

Cerca de 1.338 km separavam Penedo, a cidade natal das vítimas, e o sonho de construir uma vida melhor em outro estado, que acabou se tornando um pesadelo.

Em um vídeo que viralizou nas redes sociais (veja abaixo), os trabalhadores disseram que não estavam sendo pagos pelos trabalhos, que não havia café suficiente para colheita e que estavam morando em situação insalubre, sem água tratada para beber e em um local com muitos insetos.

Além disso, precisavam pagar pela comida e a dívida já estava em R$ 11 mil. Os documentos pessoais dos trabalhadores ficaram retidos pelo dono da fazenda, o que impedia o retorno deles para Alagoas.

"Não desejo isso para ninguém. A gente sempre vê isso acontecer isso, mas nunca espera que vai acontecer com a gente", lamenta Wagna.

O resgate aconteceu na terça-feira (14), depois que o vídeo chegou ao conhecimento da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas, que acionou a Polícia Militar capixaba para resgatar os trabalhadores.

A operação de resgate contou com a participação do Ministério do Trabalho, Polícia Federal e Ministério Público da União.

Deixe uma resposta

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram