Imagem: ilustração/Freepik
Nesta quinta-feira (20), deve haver uma reunião entre a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, e o Instituto Palavra Aberta, para avaliar o lançamento de uma campanha de combate às fake news voltada para eleitores idosos. Segundo a jornalista Luísa Martins, da CNN, avaliou-se que há uma vulnerabilidade das pessoas acima dos 60 anos em relação à desinformação.
O objetivo da campanha será dar aos idosos um “letramento digital” e mostrar-lhes que é importante ter cautela no compartilhamento virtual de conteúdos que podem ser falsos ou conspiratórios. Além disso, o Palavra Aberta também visa afastar a ação dos “tios do zap”, uma referência a parentes mais velhos que disseminam boatos desconexos da realidade através do WhatsApp.
A ideia inicial para esse “letramento digital” é que o Instituto Palavra Aberta produza o conteúdo e o TSE divulgue em seus canais de comunicação oficiais.
Em 2022, 14 milhões de eleitores com mais de 70 anos, que não são obrigados a votar, foram às urnas, representando um aumento de 24% em relação ao pleito de 2018.