TSE avalia lançar campanha contra às fake news focada nos “tios do zap”

Por: Pedro Ivon com CNN Brasil
 / Publicado em 20/06/2024

Imagem: ilustração/Freepik

Nesta quinta-feira (20), deve haver uma reunião entre a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, e o Instituto Palavra Aberta, para avaliar o lançamento de uma campanha de combate às fake news voltada para eleitores idosos. Segundo a jornalista Luísa Martins, da CNN, avaliou-se que há uma vulnerabilidade das pessoas acima dos 60 anos em relação à desinformação.

O objetivo da campanha será dar aos idosos um “letramento digital” e mostrar-lhes que é importante ter cautela no compartilhamento virtual de conteúdos que podem ser falsos ou conspiratórios. Além disso, o Palavra Aberta também visa afastar a ação dos “tios do zap”, uma referência a parentes mais velhos que disseminam boatos desconexos da realidade através do WhatsApp.

A ideia inicial para esse “letramento digital” é que o Instituto Palavra Aberta produza o conteúdo e o TSE divulgue em seus canais de comunicação oficiais.

Em 2022, 14 milhões de eleitores com mais de 70 anos, que não são obrigados a votar, foram às urnas, representando um aumento de 24% em relação ao pleito de 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram