Trump promete "consequências severas" à Rússia se Putin não parar a guerra na Ucrânia

Por: Rádio Sampaio com SBT News
 / Publicado em 13/08/2025

Trump e Putin — Foto: Reuters

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (13) que a Rússia irá enfrentar “consequências severas” caso Vladimir Putin não concorde em encerrar a guerra na Ucrânia durante o encontro que terão na sexta-feira (15), no Alasca.

Trump não especificou quais seriam as consequências: “Não preciso dizer, mas serão consequências muito severas”, afirmou. O presidente norte-americano já havia dito anteriormente que planejava novas sanções à Rússia caso não conseguisse o acordo de paz.

O presidente também descreveu o objetivo do encontro no Alasca como uma forma de “preparar o terreno” para um rápido segundo encontro que incluiria o líder da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. “Se o primeiro correr bem, teremos um segundo rapidamente”, disse ele.

“Eu gostaria de fazê-lo quase imediatamente, e teremos uma segunda reunião rápida entre o presidente Putin, o presidente Zelensky e eu, se eles quiserem que eu esteja presente”, disse, sem dar prazo para o segundo encontro.

Lideres europeus e Zelensky conversaram com numa última ligação organizada pela Alemanha para estabelecer “linhas vermelhas” antes da reunião no Alasca.

“Tivemos uma ótima ligação. Ele estava na ligação. O presidente Zelensky estava na ligação. Eu classificaria como nota 10, muito amigável”, afirmou Trump.

França

O presidente francês, Emmanuel Macron, disse que Trump concordou que a Ucrânia deve estar envolvida em qualquer discussão sobre cessão de território, enquanto Zelensky afirmou que Trump apoiou a ideia de garantias de segurança em um acordo pós-guerra.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Alexei Fadeev, disse mais cedo que a posição de Moscou não mudou desde o ano passado. Como condições para um cessar-fogo e o início das negociações, o líder do Kremlin exigiu que a Ucrânia retirasse suas forças de quatro regiões que a Rússia reivindica como suas, mas não controla totalmente, e renunciasse formalmente aos planos de ingressar na Otan.

Kiev rejeitou rapidamente as condições, considerando-as equivalentes a uma rendição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram
Share via
Copy link