Uma pessoa morreu e mais de 7 mil voos foram afetados nos Estados Unidos, após uma série de tornados atingir o país neste sábado (28). Eles foram registrados, principalmente, nas regiões Sul e Sudeste, enquanto na costa oeste houve registros de chuva, vento e muita neve.
Além do atraso de mais de 7 mil voos, conforme dados do site de rastreamento FlightAware, outras centenas (mais de 200, pelo menos) foram cancelados, até então. O clima severo tem provocado transtornos no país, nos últimos dias.
Só no sábado, pelo menos 10 tornados atingiriam os estados de Louisiana, Mississippi e Texas, e a previsão é de piora, conforme o Centro de Previsão de Tempestades do Serviço Nacional de Meteorologia.
Uma morte foi registrada nas imediações de Huoston, no Texas e outras quatro pessoas ficaram feridas no Condado de Brazoria.
Além disso, casas, escolas e comércios e foram danificados ou totalmente destruídos pela força do vento. Árvores despencaram sobre residências e veículos, e em alguns locais estruturas da rede de energia caíram sobre estradas, obstruindo passagens.
Os ventos na costa oeste dos EUA chegaram a até 240 km/h, principalmente nos pontos mais altos. Chuvas intensas foram registradas em São Francisco e Portland, no Oregon. A estimativa é que chova entre 100 mm e 150 mm até o Ano Novo, na região.