Imagem: Reuters/Dado Ruvic
Visando combater a extorsão sexual de adolescentes, o Snapchat anunciou, na última terça-feira (25), novas funcionalidades de segurança no aplicativo, como alertas que aparecem quando jovens recebem uma mensagem de alguém que não está entre seus amigos mútuos ou contatos. Desta forma, o contato com desconhecidos é dificultado.
Alertas também surgirão caso os usuários recebam uma mensagem de alguém bloqueado, denunciado por outros usuários ou de uma região diferente dos seus contatos. Outra novidade é o impedimento de envio de pedidos de amizade para adolescentes sem amigos em comum.
“Esses recursos foram projetados para proteger melhor os adolescentes de possíveis danos on-line e para fortalecer as conexões reais de amizade que tornam o Snapchat tão único”, afirmou a chefe global de segurança do Snapchat, Jacqueline Beauchere, à CNN.
As ferramentas de bloqueio do aplicativo também foram melhoradas. Agora, quando um usuário bloquear outra conta, não será possível que o bloqueado crie novas contas no mesmo dispositivo, pois elas serão automaticamente bloqueadas.
Lembretes frequentes sobre as configurações de localização no “Snap Map” do aplicativo também estão sendo introduzidos. Os usuários poderão atualizar suas configurações de localização, remover sua localização do mapa e personalizar com quais amigos compartilham a localização, tudo do mesmo lugar no app.
A extorsão sexual é um golpe que vem crescendo nas redes sociais. Os golpistas ganham a confiança de jovens, convencem-nos a enviar fotos de caráter sexual e depois os chantageiam para manter os registros em segredo.
Autoridades policiais alertaram que os golpistas, geralmente localizados no exterior, têm como alvos crianças e adolescentes. Alguns casos a extorsão acabou resultando em suicídios.