Rionegro & Solimões celebram 35 anos de carreira

Por: Rádio Sampaio com CNN
 / Publicado em 02/04/2024

Dupla fez lançamentos recentes com participação de artistas da atual geração do sertanejo - Foto: Reprodução/Instagram

A dupla Rionegro & Solimões se tornou um marco da música sertaneja raiz. Assim como outros grandes nomes, os artistas se consolidaram através de hinos que atravessam gerações e completaram o aniversário de 35 anos de carreira nesta segunda-feira (01).

Foi em 1989 que Rionegro & Solimões lançaram o primeiro LP, que levava o nome da dupla. Desde então, além do respeito e admiração do público, eles passaram a inspirar outros artistas do gênero.

Dentre os clássicos mais populares que marcaram a carreira dos artistas estão “Peão Apaixonado”, “Frio da Madrugada”, “A Gente Se Entrega”, “Bate o Pé”, “De São Paulo a Belém”.

“Na Sola da Bota” é outra faixa que não pode ficar de fora das que foram parar na boca do povo, de norte a sul do país. “A música foi lançada em 2003 e de lá pra cá conquistou todos. É sucesso em festa de rodeio, festa de criança e até em velório eu já ouvi tocar”, brinca Solimões.

No Youtube, por exemplo, os números da canção são expressivos. entre os diversos perfis que publicaram os clipes de “Na Sola Da Bota”, a faixa ultrapassa a impressionante marca de 20 milhões de views.

“O povo publica vídeo gravado ao vivo pelo celular de algum show nosso, de coreografia feita pelas criancinhas em festa infantil e até videoaula, ensinando os acordes na gaita. Esse é o maior presente que um artista pode ter. Esse reconhecimento popular não tem preço.”, comemora Rionegro.

Ao longo dos 35 anos de carreira, a dupla sertaneja acumula 19 CDs e 6 DVDs. “Ultrapassamos três décadas de estrada. O artista precisa ter a percepção do que está acontecendo na atualidade e se reinventar quando for necessário. Graças à Deus, meu parceiro e eu conseguimos ter esse olhar crítico e por isso estamos na ativa até hoje.”, analisa Rionegro.

De fato, os sertanejos continuam investindo em parceria com novos artistas do gênero. Recentemente, por exemplo, lançaram uma faixa com participação de Maiara & Maraisa, além de terem a presença confirmada no DVD de modão de Ana Castela.

Devido aos avanços da tecnologia e dos novos meios de lançamento musical, os cantores disponibilizaram todos os discos nas plataformas streaming, capitaneando ainda um canal de sucesso no YouTube. Atualmente, a dupla chega próximo aos 80 milhões de views em suas frentes digitais.

Enquanto Solimões acumula quase 500 mil seguidores no Instagram, Rionegro conta com cerca de 400 mil e retrata em suas redes seu cotidiano na fazenda, entre sua criação de cavalo e novas melodias compostas.

Em 2020, a dupla se reinventou novamente e de forma remota, lançou uma série de bons produtos no mercado fonográfico. Além das diversas lives realizadas no YouTube oficial dos artistas, Rionegro e Solimões apresentaram os EPs “Só Lembranças 1, 2 e 3” – sendo a quarta parte do projeto lançado já em 2021.

“Tivemos a sacada de eternizar as lives de 2020 em um projeto concreto, Só Lembranças – Acústico. Pinçada com todo o cuidado e carinho, a transmissão escolhida para dar forma a este conteúdo foi a realizada no dia 25 de abril de 2020”, comenta Solimões.

“Entre todas, foi uma das que mais gostamos de fazer. Como o nome diz, reunimos os principais modões que ambientam o nosso universo. E todos foram executados no formato intimista e acústico. Nada mais justo do que carimbar para as futuras gerações esse momento tão atípico da nossa estrada”, analisa Rionegro.

O ano de 2021 também foi um marco na carreira dos sertanejos. Após 18 anos, Rionegro & Solimões gravaram mais um DVD: “A História Continua”, captado em Goiânia, contando com 18 faixas. O novo projeto reuniu músicas inéditas e sucessos de carreira, além de participações especiais de Gusttavo Lima, Jorge e Mateus, Henrique e Juliano.

Em outubro de 2023, a dupla gravou o sexto DVD “Rionegro e Solimões em Uberlândia”, que contou com 21 faixas, sendo 10 inéditas e participações especiais de Maiara e Maraisa, Bruno e Marrone e Luan Pereira.

Obra completa de Rionegro & Solimões – incluindo coletâneas, trabalhos ao vivo e DVDs:

  • 1989 – Samba e Cachaça
  • 1991 – Primeiro Vento
  • 1993 – Meu Amor
  • 1995 – Sonhei
  • 1997 – Peão Apaixonado
  • 1998 – O Amor Supera Tudo
  • 1999 – De São Paulo À Belém
  • 1999 – Bate o Pé
  • 2000 – Bailão do Rionegro e Solimões
  • 2000 – Bate o Pé – Ao Vivo
  • 2001 – Só Alegria
  • 2002 – Ensaio Acústico
  • 2003 – Na Sola da Bota
  • 2004 – De Bem com a Vida
  • 2005 – O Grito da Galera
  • 2005 – Clube do Batidão
  • 2006 – Do Jeito da Gente
  • 2008 – Arrastão
  • 2011 – Virou Festa
  • 2013 – O Cowboy Vai Te Pegar
  • 2017 – Sucessos de Hoje
  • 2018 – Deus Abençoou
  • 2020 – Só Lembranças 1, 2 e 3
  • 2021 – A História Continua
  • 2023 – Rionegro e Solimões em Uberlândia

Em comemoração aos 35 anos de carreira da dupla, descubra 35 curiosidades sobre Rionegro & Solimões:

1- Rionegro e Solimões são mineiros, nascidos em Claraval/MG.

2- Os dois já formavam uma “dupla” bem antes da fama, quando trabalhavam em uma das fábricas de calçados de Franca (SP).

3- A dupla lançou seu primeiro LP no dia 1 de abril de 1989, completando agora em 2024 seus 35 anos de carreira – “A mentira que se tornou verdade”!

4- E por incrível que pareça, o primeiro DVD dos artistas também foi gravado em primeiro de abril.

5- Início da fama: o sucesso chegou em 1998, quando lançaram o sexto disco, pela PolyGram, obtendo uma vendagem de mais de 1 milhão de cópias.

6- Destacam-se neste disco as composições “Falta você”, de Rionegro, “A Gente se Entrega”, de Pinócchio, “Tô Doidão”, de Rionegro e Solimões, “Saudade Pulou no Peito”, de Rionegro e Domiciano, “De São Paulo a Belém”, de Pinócchio e Nilma e “Frio da Madrugada” de Pinóquio que logo se tornou um hit, além da regravação do clássico “Cuitelinho”, de domínio público, adaptado por Paulo Vanzolini e Antônio Xandó.

7- Em 1998 ainda, o número de shows da dupla aumentou consideravelmente, assim como o público presente em suas apresentações. Fizeram show em Brasília para mais de 80 mil pessoas. Divinópolis, em Minas Gerais, para mais de 70 mil. E em Americana – São Paulo, para cerca de 50 mil pessoas. Neste ano, a Festa do Peão de Americana registrou recorde de congestionamento no show da dupla.

8- Em julho 2002, a dupla fez o show de inauguração do Villa Country, que é considerada a casa mais importante da América Latina no segmento sertanejo, sendo o espetáculo exclusivo para convidados, artistas e imprensa, na capital paulista.

9- Solimões é conhecido como o “Rei do Instagram” devido sua forma peculiar de escrever as legendas, (caipirês, como diz o próprio) e suas postagens engraçadas. Um fato importante é que ele tem pouquíssimas postagem e quase 500 mil seguidores. Outra observação é que o cantor atingiu o número máximo para seguir as pessoas.

10- O Instagram do Rionegro já mostra mais o dia a dia do cantor, o que ele faz quando não está no palco, que é pescar, treinar os cavalos, estar com a família e, claro, curtir a fazenda.

11- A dupla conquistou o público em geral – atravessando gerações – desde a criança à melhor idade.

12- Rionegro não tem fotos de infância. Na época uma máquina fotográfica era considerada artigo de luxo e quase ninguém na região tinha o objeto.

13- Solimões tem uma família que é talento puro. Seu filho, Gabeu, também é um artista da música e, a exemplo do pai, segue construindo sua estrada dentro do show business.

14- Carol Felizardo, também filha de Solimões, segue os passos do pai e é hoje cantora profissional.

15- Sabrina Sato trata Solimões como seu chaveirinho. Em seu programa, no dia 24 de janeiro de 2015, a apresentadora pegou o cantor no colo em uma brincadeira ao vivo.

16- Em 1998, “Peão Apaixonado” estourava em todo o Brasil fazendo com que a dupla ficasse reconhecida nacionalmente. Nessa época, Rionegro chegou a se apresentar em alguns programas de TV sem seu carimbo característico, o chapéu de cowboy!

17- A dupla tem uma forma simples de escolha de single. Todos que eles apostam, acreditam que são potenciais hits de carreira. Nunca gravaram algo que não gostassem 100%.

18- Lançada em 2013, na Festa do Peão de Barretos, “O Cowboy Vai Te Pegar” foi um marco na história da dupla. Foi através dela e de seu vídeo clipe repleto de humor que os sertanejos viralizaram pela primeira vez na internet e conquistaram os jovens.

19- Lançado em 1995, o álbum “Sonhei” reúne alguns sucessos de carreira, como “Morrendo de Amor”, “Sei Que Vou Chorar” e a faixa que empresta nome ao projeto. O que pouca gente sabe é que a capa deste disco traz uma peculiaridade: para ficar da mesma altura que Solimões, Rionegro teve que entrar dentro do rio e ficar submerso dos joelhos pra baixo. Obviamente o fotógrafo usou um truque de câmera para que ninguém notasse a armação.

20- Ainda sobre a capa de “Sonhei”, Rionegro afirma que dentro da sua bota havia dois lambaris, pós fotos para capa.

21- Nem sempre o nome oficial da dupla foi Rionegro e Solimões. Antes eram chamados de Zé Divino e Felizardo.

22- Embora pareça, Rionegro não é um cara alto. Mede 1.65m e calça 38. Já Solimões mede 1.42m e calça 33.

23- O nome do produtor que ajudou a dupla no início da carreira é Maestro Pinocchio. Aí volta toda a ligação com o primeiro de abril. Muitas e muitas curiosidades acerca desta data para a dupla.

24- Rionegro e Solimões foram os precursores da importação e miscigenação do country com o sertanejo raiz.

25- A dupla já regravou sucessos peculiares de outros artistas, como “A Sua Maneira” (“Do Jeito Da Gente”, 2006), conhecida na voz de Dinho Ouro Preto, que por sua vez fez a adaptação de “De Musica Ligera”, da banda argentina Soda Stereo.

26- Outra regravação que agradou ao Brasil foi a música “Lenha” (Só Alegria 2001), conhecida originalmente na voz de Zeca Baleiro.

27- Ainda falando em versões, Rionegro e Solimões cantaram a música “Dois”, gravada originalmente por Paulo Ricardo. O lançamento aconteceu em 2006, no disco “Do Jeito Da Gente”.

28- Solimões faz diversas versões de músicas conhecidas de outros artistas em seu Instagram. Bora conferir? @SolimoesCantor.

29- Chrystian e Ralf são importantes na vida de Rionegro e Solimões. A dupla gravou uma série de composições de Rionegro que, ao ganhar dinheiro, conseguia se manter no início na carreira e investir na dupla. De várias, vale o registro de três: “Camisa Manchada”, “Brigas” e “Noite”.

30- Rionegro e Solimões tem como inspiração a dupla Milionário e José Rico. Além de incluir em seu repertório canções dos ídolos, regravaram a música “Solidão” para homenageá-los.

31- Pouca gente sabe que os cantores Rafaela Neves e João Neves são filhos de Rionegro.

32- Rionegro e Solimões foi a primeira dupla sertaneja a gravar e lançar um DVD no Brasil.

33- Rionegro torce pro Santos, já Solimões é cruzeirense.

34- Solimões foi pego no colo por Gusttavo Lima na gravação do DVD “A História Continua”.

35- A dupla já se apresentou em diversos países, levando a música sertaneja para além das fronteiras brasileiras. Eles já fizeram shows nos Estados Unidos, Portugal, Japão, Paraguai, entre outros. Além de terem sido indicados e ganharem diversos prêmios da música brasileira, como Grammy Latino, Prêmio Multishow, Prêmio TIM de Música e Prêmio Contigo! de Música.

Deixe uma resposta

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram