
Trump anuncia mais um acordo de cessar fogo entre Ucrânia e Rússia, após ligação de duas horas com Putin | Foto: reprodução: TASS/AP
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, conversou por telefone no sábado (14) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a escalada do conflito entre Israel e Irã e os esforços diplomáticos para um acordo em relação à guerra na Ucrânia. A ligação durou cerca de 50 minutos, segundo informou um assessor do Kremlin.
Putin condenou os ataques realizados por Israel contra o Irã na sexta-feira (13), e alertou para o risco de "consequências imprevisíveis em todo o Oriente Médio". Segundo o Kremlin, o presidente russo também manteve contatos com o primeiro-ministro de Israel e com o presidente do Irã.
Durante a conversa com Trump, Putin mencionou a implementação dos acordos firmados entre as delegações da Rússia e da Ucrânia durante a reunião realizada em Istambul, no dia 2 de junho. Ele afirmou que Moscou está disposta a retomar as negociações com Kiev a partir de 22 de junho.
O Kremlin ainda destacou que Trump considerou a situação no Oriente Médio “muito preocupante”, embora tenha reconhecido a eficácia dos ataques israelenses. O presidente americano afirmou que os Estados Unidos estão prontos para retomar o diálogo com representantes iranianos. As negociações entre Irã e EUA que estavam previstas para este domingo (15), em Omã, foram canceladas, segundo informou o ministro das Relações Exteriores iraniano.