Vladimir Putin — Foto: Sputnik/Mikhail Metzel/Pool via REUTERS
A Rússia não vai abrir mão dos territórios conquistados na Ucrânia, afirmou o presidente do país, Vladimir Putin, nesta quinta-feira (6). Durante encontro com parentes de soldados mortos durante a invasão ao território ucraniano, o russo disse que busca um acordo de paz que proteja a Rússia e que não recuará nos ganhos obtidos no conflito.
"Devemos escolher para nós uma opção de paz que seja adequada para nós e que garanta a paz para nosso país a longo prazo", afirmou Putin, que foi questionado sobre a devolução de terrenos ocupados durante a guerra pela mãe de um dos mortos.
A Rússia atualmente controla pouco menos de um quinto da Ucrânia - cerca de 113.000 km² -, segundo a agência de notícias Reuters.
Já em encontro com líderes europeus, também nesta quinta, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu apoio à uma ideia de trégua por ar e mar entre seu país e o governo russo, disse esperar uma nova reunião com os Estados Unidos para a próxima semana e afirmou: "Queremos a paz, mas não ao custo de desistir da Ucrânia".