Prisões de motoristas embriagados em Alagoas é cinco vezes maior no 1º trimestre de 2022
O número de motoristas presos por embriaguez ao volante no estado foi cinco vezes maior no primeiro trimestre de 2022 que o registrado no mesmo período do ano anterior, passando de 6 para 30 prisões. Os dados da Operação Lei Seca foram divulgados nesta segunda-feira (11) pelo Detran Alagoas.
O comparativo do primeiro trimestre destes dois anos também revela que mais que dobrou a quantidade de flagrantes de motoristas embriagados, de 87 casos em 2021 para 229 no ano seguinte.
Pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a partir de 6 decigramas por litro de sangue, ou 0,3 miligrama por litro de ar alveolar, é suficiente para configurar crime. Mesmo que o motorista se recuse a fazer o teste do bafômetro, a prisão pode ser feita se comprovado o comprometimento da condição psicomotora do condutor. A pena prevista é de detenção por um período entre 6 meses e 3 anos, multa e suspensão ou proibição de obter a CNH.
O aumento significativo, de acordo com o Detran, pode ser explicado pela flexibilização dos horários de funcionamento de bares e restaurantes, já que em 2021 havia mais restrições por causa da alta de casos do coronavírus.
“No contexto de retomada crescente que estamos tendo, a importância da atuação da Operação Lei Seca é para que o retorno das atividades se dê com a maior segurança possível em todo o estado de Alagoas”, explica o diretor-presidente do Detran, Adrualdo Catão.
Outras infrações também tiveram aumento de um ano para o outro. No total, foram registradas 998 infrações por diversas irregularidades de janeiro a março de 2022, enquanto no mesmo período do ano anterior foram apenas 337.
“Divirtam-se, mas com responsabilidade. Se for beber, passe a chave do veículo para quem não ingeriu bebida alcoólica, chame um motorista de aplicativo ou pegue um táxi, porque só assim nós conseguiremos salvar vidas no trânsito”, orienta o comandante da Lei Seca, tenente Emerson Andrade.