PRF em Alagoas detém homem por transporte de substância tóxica na BR 101

PRF em Alagoas detém homem por transporte de substância tóxica na BR 101

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deteve um homem por transporte de substância tóxica, na manhã de terça-feira (26). O caso ocorreu no km 220 da BR-101, em São Miguel dos Campos.

Era por volta das 8h35 quando os policiais foram acionados, a princípio, para atender uma ocorrência de acidente. As informações iniciais apontavam que se tratava de derramamento de carga envolvendo produtos perigosos.

Ao chegar no local foi identificado um cavalo-trator VW/25.320, atrelado a um semireboque. O veículo estava parado com sua carga exposta e derramando um líquido incolor na pista. O líquido, oriundo de um dos IBCs (embalagens portáveis para transporte de produtos), ao entrar em contato com solo teve reação imediata, causando fervor onde tocava e liberando uma fumaça branca.

O produto foi identificado como peróxido de hidrogênio, inflamável com materiais como madeiras e folhas, em abundância no local. Na mesma carga havia ácido nítrico e soda cáustica, substâncias altamente corrosivas e de elevado potencial agressivo ao homem e ao meio ambiente, principalmente quando expostos sem cautela.

O condutor, que não possui Curso Específico de Transporte de Produtos Perigosos (CETPP), relatou que o acidente ocorreu ao realizar frenagem brusca para transpor uma lombada. O veículo também não possuía Autorização de Transporte Produtos Perigosos (ATPP) e Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Por conta do acidente ter ocorrido próximo ao leito do rio Varrela e ter uma floresta nas margens da rodovia, a equipe da PRF acionou o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) para verificar danos ou riscos potenciais à fauna e floras locais.

Os agentes então lavraram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por transporte de substância tóxica. O homem se comprometeu em comparecer ao Juizado quando intimado.


Deixe uma resposta