Prefeito Luciano Barbosa recebe direção de mineradora chinesa que comprou MVV; Grupo Baiyin Nonferrous garantiu investimentos até 2035 no Agreste

Por: Rádio Sampaio com Assessoria
 / Publicado em 03/04/2025

Luciano Barbosa com novos proprietários da MVV- Foto: Carlos Magno /Ascom

O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, recebeu, nesta quinta-feira (3), o diretor do Grupo Baiyin Nonferrous, Liu Junyang, para debater os investimentos da empresa, com a extração de minérios de cobre e ouro no Agreste de Alagoas. O gerente-geral da Mineração Vale Verde (MVV), Breno Martins, e a analista de Relações Institucionais da empresa, Kaline Santos, participaram do encontro no Centro Administrativo de Arapiraca.

Na quarta-feira (2), a Appian Capital Advisory LLP anunciou a conclusão da venda da Mineração Vale Verde (MVV), localizada em Craíbas, para o grupo chinês. A operação, no valor de US$ 420 milhões, ou seja, mais de R$ 2 bilhões, abrange 100% do capital da mineradora MVV, que passa agora a ser gerida pela Baiyin.

Liu Junyang adiantou que o Grupo Baiyin Nonferrous chega a Alagoas e à Região Agreste com o propósito de ampliar as relações institucionais, otimizar a produção de cobre até o ano de 2035 com o investimento em novas tecnologias e defesa ao meio ambiente.  “É um investimento muito importante para Craíbas, Arapiraca e para todo o estado de Alagoas, com a geração de empregos e renda para nossa população”, afirmou o prefeito Luciano Barbosa.

Ele aproveitou o momento para relatar a preocupação dos moradores de Arapiraca, Craíbas e cidades vizinhas, com o surgimento dos tremores de terra nos últimos meses na região. O prefeito de Arapiraca também indagou o representante da mineradora acerca da destinação dos rejeitos e sobras da exploração dos minérios.

Na ocasião, o gerente-geral da Mineração Vale Verde (MVV), Breno Martins, revelou que a empresa atua com o monitoramento diário de suas atividades, seguindo as normas internacionais de segurança. Ele disse que, atualmente, são realizados dois desmontes por semana com o nível máximo de segurança em todo o perímetro da mina, que tem mais de 1 km de raio.

Também participaram da reunião, o procurador-geral do município, advogado Victor Carvalho; secretário de Infraestrutura, engenheiro Roany Izidoro; secretário-executivo Vytor Ferro; superintendente de Engenharia, Felipe José; secretária de Serviços Públicos, Carol Valeriano; secretário municipal de Fazenda, Lourinaldo Santos; secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Thomaz Wanderley; Coronel Dorgival, Defesa Social de Arapiraca, e a assessora municipal de Orçamento e Planejamento, Cida Padilha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram