Termina na próxima quinta-feira (22) o prazo para eleitoras e eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida solicitarem a transferência temporária para votar em seção de fácil acesso na eleição municipal deste ano. O requerimento de Transferência Temporária de Eleitores (TTE) pode ser feito pelo sistema Título Net, desde que o(a) eleitor(a) possua foto validada no aplicativo e-Título, ou em qualquer cartório eleitoral do estado.
O pedido pode ser feito para o primeiro turno, que acontece no dia 6 de outubro, para um eventual segundo turno, que acontecerá em 27 de outubro, nas localidades com mais de 200 mil eleitores, ou para os dois turnos de votação. A transferência temporária tem caráter excepcional e não é uma transferência de domicílio eleitoral (operação para mudança da localidade de votação), que este ano foi realizada até 8 de maio, data do fechamento do cadastro.
Os locais de votação com vagas disponíveis para a transferência temporária estão disponibilizados no site do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL). Essa alteração só é válida para local de votação dentro da mesma cidade onde a pessoa já vota.
Além de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, podem pedir a Transferência Temporária de Eleitores (TTE) militares, agentes de segurança pública, agentes de trânsito e guardas municipais em serviço no dia da eleição. O benefício também é concedido a indígenas, quilombolas, integrantes de comunidades tradicionais e residentes de assentamentos rurais.
Além disso, quem está diretamente envolvido com o pleito municipal, como mesárias(os), pessoas convocadas para apoio logístico, inclusive aquelas nomeadas para atuarem nos testes de integridade das urnas eletrônicas, juízas(es) eleitorais, juízas(es) auxiliares, servidoras(es) da Justiça Eleitoral e promotoras(es) eleitorais, também podem solicitar o benefício. No caso de mesárias(os) ou pessoas convocadas para apoio logístico, o período para solicitar a transferência é um pouco maior: até o dia 30 de agosto.
*Com TRE