
Policiais federais na porta da empresa R7 Facilities, em Brasília — Foto: TV Globo/Reprodução
Policiais federais, com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), cumprem mandados no Distrito Federal nesta terça-feira (11) contra um grupo de empresas suspeito de ter agido para fraudar licitações, o principal alvo é a empresa R7 Facilities.
Imagens mostram equipes da PF na porta da sede, no Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA). Segundo a PF, as investigações começaram em abril do ano passado e indicam que as firmas:
A investigação, segundo a PF, mira "dezenas de contratos vigentes com a Administração Pública, incluindo um contrato com a própria Polícia Federal".
Os mandados desta terça apuram, justamente, o contrato da R7 com a Polícia Federal para a prestação de serviços terceirizados.
Os mandados foram autorizados pelo juiz federal Marcelo Gentil Monteiro, da 12ª Vara Federal Criminal do DF.
A principal empresa investigada, segundo apurou a TV Globo, é a R7 Facilities – que venceu uma concorrência recente, de R$ 321 milhões, para prestar serviços gerais ao governo federal.
A licitação previa a contratação de 1.216 funcionários terceirizados por um período de três anos, e era a maior concorrência já feita para esse tipo de serviço.
O Ministério da Gestão e Inovação, no entanto, desclassificou a R7 da competição apontando dois fatores:
A R7 também é investigada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por, supostamente, estar registrada em nome de "laranjas".
Essa investigação foi aberta em 2024, após presos fugirem do presídio de segurança máxima de Mossoró (RN). A R7 prestava serviços de manutenção para a unidade e, após a fuga, os contratos envolvendo o presídio foram reexaminados.
