Durante o mês de agosto a Polícia Federal aprendeu quase 1 kg de ouro no Amazonas. As apreensões foram realizadas nas regiões do Vale do Javari, Japurá, São Gabriel da Cachoeira e Santa Izabel do Rio Negro, na Operação Ágata.
O objetivo da ação, feita em parceria com as Forças Armadas e promovida pelo Ministério da Defesa, é combater crimes ambientais entre fronteiras com foco no garimpo e pescas ilegais.
A força-tarefa ainda investiga a origem do ouro apreendido. A PF localizou 903,7 gramas do metal somente no mês de agosto.
Até o momento, a operação apreendeu 22 dragas, 4.875 kg de mercúrio, 8 rebocadores e 9 antenas de internet utilizados na prática dos ilícitos.
Os suspeitos poderão responder pelos crimes de usurpação de bens da União, associação criminosa, posse de artefatos explosivos, extração ilegal de recursos minerais, uso ou armazenamento ilícito de substância tóxica, perigosa e nociva e lavagem de dinheiro.
A ação integra 14 órgão de segurança e agências civis, entre elas Receita Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o Ibama e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).