A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) coordena, nesta quinta-feira (08), uma operação integrada entre as Polícias Civil e Militar deflagrada para combater crimes contra pessoas com deficiência em Alagoas. A ação conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef).
Ao todo, 32 denúncias recebidas através do canal 181 serão verificadas pelas equipes policiais. A chefe do Disque-Denúncia da SSP, Eliane Araújo, cita os principais fatos notificados nas queixas recebidas.
“Estamos promovendo essa ação de proteção e inclusão às pessoas com deficiência. Estamos realizando a averiguação das denúncias, que na maioria delas são relacionadas a casos de negligência e maus-tratos. Vamos visitar as pessoas que possam ter algum direito violado para conhecê-las, ouvi-las e oferecer a melhor resolução para aquela demanda, juntamente com outras pastas e órgãos voltados à assistência e acompanhamento que o caso requeira”, afirmou ela.
Ainda de acordo com Eliane Araújo, as denúncias específicas de enfrentamento à violência contra PCD foram motivadas também por um trabalho preventivo promovido em conjunto com a Secdef divulgando o canal do Disque-Denúncia, que conta ainda com acessibilidade, através de eventos como o Festival Estadual da Inclusão.
“O canal de denúncias anônimas da SSP é acessível aos deficientes visuais, cadeirantes, entre outros, bastando ligar para o número 181 ou baixar o pacote de acessibilidade disponível na maioria dos dispositivos eletrônicos e registrando a denúncia através do nosso aplicativo [Disque Denúncia AL] ou ainda pelo site do canal que é disquedenuncia.seguranca.al.gov.br. Garantimos que todas as formas de denunciar são anônimas, visto que infelizmente a maioria dos violadores de direitos está no seio familiar”, disse Eliane.
*Com Ascom SSP