Polícia Civil desmantela esquema de desmanches ilegais de veículos durante Operação Frigus, em Maceió

Por: Rádio Sampaio com Assessoria
 / Publicado em 03/06/2025

Durante a ação, foram apreendidos veículos e diversas peças de origem ilícita - PC/AL

A Polícia Civil de Alagoas deflagrou a Operação Frigus, que resultou na descoberta de dois locais clandestinos de desmanche e comercialização ilegal de autopeças em Maceió. Durante a ação, foram apreendidos veículos e diversas peças de origem ilícita, além da prisão em flagrante de um suspeito, que foi autuado por receptação e adulteração do sinal identificador de veículo automotor.

A operação contou com o trabalho integrado de equipes da Diretoria de Inteligência Policial (Dinpol), sob comando dos delegados Thales Araújo e Bárbara Porto, e da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), coordenada pelo delegado Wladney José. A Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) e a Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit) também foram acionadas para garantir a segurança dos locais até a chegada da Perícia Oficial.

Perícia Oficial.

O delegado Thales Araújo explicou como se deu a operação: "Através de um trabalho da Diretoria de Inteligência com a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, foi localizado um desmanche de veículos de origem ilícita, roubados ou furtados. Na operação, foi flagrado um indivíduo que realizava o desmanche de um veículo e as informações apontam que mais de 50 veículos tenham sido desmanchados", informou.

Segundo o delegado Wladney, a investigação que deu origem à operação partiu do cruzamento de boletins de ocorrência que apontavam semelhanças nos modos de atuação dos criminosos. “A gente está levantando ainda o tempo de funcionamento desses desmanches, mas já sabemos que 53 veículos foram desmontados. Há indícios de que o grupo já vinha atuando há bastante tempo e que chegou a mudar de endereço para despistar a polícia”, explicou.

A análise pericial realizada nos locais confirmou que os veículos desmanchados eram, de fato, fruto de roubos. “Não tem carro de leilão nem de sucata. É tudo veículo roubado. Isso caracteriza totalmente um esquema criminoso voltado exclusivamente para o desmanche de carros roubados”, afirmou o delegado.

Entre os itens recuperados, estavam motores, caixas de marchas e painéis que, segundo ele, são as primeiras peças a serem retiradas para dificultar flagrantes. Ainda conforme o delegado Wladney, há indícios de que parte das peças era escoada para fora do estado. “Tudo começa aqui, mas já identificamos um endereço em Pernambuco e vamos checar essa conexão. Eles se desfazem rapidamente das peças mais valiosas para evitar flagrantes. Felizmente conseguimos apreender diversos itens que comprovam o crime”, completou o delegado.

PC/AL

 

“Frigus”, o que significa

Do latim “frigus” que significa frio, a Operação Frigus representa mais uma etapa no combate ao roubo de veículos e à receptação em Alagoas. A Polícia Civil reforçou que o trabalho de investigação e repressão continuará para coibir a atuação de organizações criminosas envolvidas nesse tipo de delito, que gera prejuízo a vítimas e fortalece o mercado ilegal de autopeças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram