
Foto: Ascom PMAL
Uma operação integrada entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e o Núcleo de Gestão da Informação do Ministério Público de Alagoas (MPAL) localizaram e apreenderam uma plantação com aproximadamente 25 mil pés de maconha, na zona rural do município de Canapi, Sertão de Alagoas.
Na ação, foram apreendidos ainda 450 gramas de maconha pronta para o consumo.
A operação ocorreu após um trabalho de inteligência e investigação que durou aproximadamente 10 dias, motivado por uma denúncia anônima.
Durante a ação nenhuma pessoa foi presa e a ocorrência policial foi apresentada na delegacia regional de Delmiro Gouveia, onde os procedimentos de cartórios foram lavrados. Os 25 mil pés da substância foram destruídos e incinerados no local.
O detalhe surpreendente da operação foi a possibilidade de que a maconha apreendida tenha sido geneticamente modificada, o que pode indicar um avanço na técnica de produção da droga.
Além disso, a plantação contava com um sofisticado sistema de irrigação e uma miniusina de energia solar, demonstrando um alto nível de organização e investimento na atividade ilícita.
Guarnições da Companhia de Operações Policiais Especiais (Copes) do Sertão da Polícia Militar e das Delegacia de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) e da local de Canapi, da Polícia Civil, apoiaram a ocorrência.
