Pesquisadores brasileiros solucionam problema matemático que durava 124 anos

Por: Rádio Sampaio com G1
 / Publicado em 23/10/2024

Edson Denis Leonel e Vinicius Barros da Silva criaram a Teoria Geométrica de Bifurcações na Unesp de Rio Claro — Foto: Wesley Almeida/EPTV1

Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro (SP) podem ter solucionado um problema matemático que não era resolvido há mais de 124 anos. A descoberta deve colocar o Brasil na história da matemática mundial.

Os pesquisadores Vinícius Barros da Silva, Edson Denis Leonel e João Peres Vieira são autores da Teoria Geométrica de Bifurcações (TGB) que soluciona o 16º problema de David Hilbert, um influente matemático alemão do século 20.

O avanço alcançado pelos pesquisadores da Unesp pode revolucionar áreas da biologia, engenharia, computação, entre outras. A abordagem dos pesquisadores permite analisar o comportamento ciclos-limites em sistemas dinâmicos utilizando métricas geométricas.

Os ciclos-limites são trajetórias fechadas e isoladas onde o movimento se repete após determinado tempo. Já os sistemas dinâmicos são sistemas que evoluem no tempo de acordo com regras e leis especificadas e conhecidas.

“É um misto de entusiasmo, revelação e grandiosidade. A solução traz grandes impactos para áreas que envolvem sistemas dinâmicos, ciclos limites e também equações diferenciais. Por exemplo, na biologia, os ciclos limites são problemas amplamente estudados em reações químicas, modelos epidemiológicos, e podem ser estudados em síndromes respiratórias como a Covid-19, e também modelos populacionais. Na engenharia, os ciclos limites também são importantíssimos para o desenvolvimento de sistema de controle de temperatura e de circuitos elétricos” , comentou o matemático Vinícius.

Cibersegurança

A Teoria Geométrica de Bifurcações pode dar novos rumos a alguns setores, pois a partir de cálculos pode prever situações que podem fugir do controle, como roubos de dados, revolucionando áreas como a cibersegurança e a criptografia quântica.

Na prática a solução pode trazer novas possibilidades nos estudos chamados de sistemas dinâmicos, e a descoberta abre portas para várias aplicações, em específico através dos ciclos-limites, fundamentais para a proteção de dados em setores como o financeiro e bancário.

Edson Leonel é um dos autores da pesquisa e professor de física da Unesp Rio Claro e explicou que a descoberta é um grande passo para a ciência brasileira.

“É uma solução analítica robusta para o sistema e que traz portanto uma solução que estava aberta há 124 anos, é uma solução definitiva para este problema”, disse.

Disputa de prêmio internacional na Itália

Pelo trabalho, o pesquisador e físico Vinicius Barros da Silva, de 30 anos, concorre ao prêmio internacional voltado a jovens pesquisadores, o “International Centre for Theoretical Physics (ICTP Prize), que será realizado em Trieste, na Itália. O resultado sai até o final deste ano.

“Fico muito feliz em perceber que esses assuntos que estudamos no laboratório e na sala de aula vão além do microcosmo da sala de aula, e se aplicam na sociedade, e mais importante, se aplicam no contexto nacional e internacional também”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram