O Catador de latinhas, Francisco de Assis Alves, mais conhecido como “Chico”, morador do Conjunto Cícero Valentim, localizado no Bairro de Palmeira de Fora, inspirou dois jovens estudantes do Colégio Estadual Humberto Mendes, a produzirem um micrometragem, vídeo contando sua história de vida.
A aluna Júlia Maria de Araújo Vanderlei , foi responsável pela direção geral e o aluno Raí Araújo, pela direção de fotográfica, sob a orientação do professor de audiovisual Mário Zeymison.
O trio produziu em vídeo a vida de “Chico”, intitulado CAMINHANDO e CANTANDO, mostrando a rotina do catador de latinhas que desenvolve suas funções cantarolando pelas ruas de Palmeira dos Índios.
O vídeo está inscrito em mais de trinta festivais, entre nacionais, internacionais e estudantis, sendo vencedor na categoria teen, na 8ª edição do Celucine, Festival de Micrometragens de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, cuja premiação ocorreu na última sexta-feira, 23, no Cine Arte da Universidade Federal Fluminense (UFF).
A história do catador de latinhas, além do primeiro lugar na categoria teen no Festival do Celucine, também ficou entre os cinco finalistas na categoria geral, dentre os 270 inscritos.
A premiação consiste em um Certificado que dará direito a entradas em cinemas e mais 3mil em locação de equipamentos para produção de vídeos.
A vida do simples catador de latinhas, reproduzida em vídeo, já está classificado no Festival Curta5, em Vitória da Conquista/BA, junto com outro vídeo do Colégio Humberto Mendes, também produzido por estudantes, com o título “Sete anos em cinco minutos”.
Os jovens ganhadores foram recebidos com grande festa, por professores e alunos do Colégio Estadual Humberto Mendes, na manhã desta segunda-feira (26).