Palmeira dos Índios recebe I Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e de Museus da Região Planalto da Borborema

Por: Victor Fernando com Assessoria
 / Publicado em 01/05/2024

Foto: Alexandre Teixaira / Ascom Secult

O município de Palmeira dos Índios será o anfitrião do I Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e de Museus da região do Planalto da Borborema. O evento, realizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), vai acontecer no próximo dia 10 de maio, no Auditório da nova Escola Municipal Prof°. Marinete Neves, no Bairro Vila Maria.

O projeto, uma iniciativa do Sistema Alagoano de Museus e do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado, propõe fortalecer a integração e colaboração entre os espaços culturais, além de sensibilizar sobre a importância na preservação da memória cultural local.

Segundo a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, gestores das principais bibliotecas e museus dos municípios da região estarão reunidos no encontro dedicado à troca de ideias e estratégias. "Nosso objetivo não é apenas ampliar o alcance e a eficácia desses equipamentos culturais, mas também fortalecer os laços comunitários e celebrar a diversidade de nossa história local”, destacou.

Durante a semana, uma série de visitas técnicas será realizada às bibliotecas e museus localizados nos municípios de Palmeira dos Índios, Viçosa, Quebrangulo e Mar Vermelho. Segundo a coordenadora dos sistemas estaduais de bibliotecas e museus, Mira Dantas, essas visitas têm o propósito de proporcionar um levantamento abrangente sobre a realidade de cada instituição. "Através da aplicação de um questionário, captura de fotografias e a presença física da coordenadora e bibliotecária dos Sistemas, buscamos compreender a importância desses equipamentos culturais e oferecer atividades que atendam às necessidades da comunidade local", destaca Mira Dantas.

Confira a programação do encontro:

  • 9h - ABERTURA - Apresentação cultural
  • 9h30min - Palestra sobre a importância da Biblioteca e Museus para o desenvolvimento social e cultural dos munícipes;
  • 10h - Oficina de organização de acervos bibliográficos e museais.
  • 11h - Coffee break
  • 11h15 - Bate-Papo sobre desafios e perspectivas entre os municípios.
  • 12h - Encerramento com entrega de kits de livros
  • 12h30 - Visita a Casa Museu Graciliano Ramos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram
Share via
Copy link
Powered by Social Snap