Onda de calor ameaça a saúde de moradores de 6 estados brasileiros

Por: Rádio Sampaio com G1
 / Publicado em 18/02/2025

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom SC

O ano de 2025 ainda não tem 50 dias, e o Brasil já enfrenta a terceira onda de calor do ano. Seis estados do Centro-Sul estão sob alerta do Instituto Nacional de meteorologia.

Que calor é esse? Quem não disse ou ouviu essa frase nesta segunda-feira (17) em boa parte do Centro-Sul do país? Pelo menos seis estados - Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul - estão sob alerta do Inmet - o Instituto Nacional de Meteorologia - para uma onda de calor.

No Rio de Janeiro, os termômetros marcaram 41,3ºC. Em uma escala de 1 a 5, a cidade atingiu, pela primeira vez, o nível de calor 4 - que é quando a temperatura fica entre 40ºC e 44°C por pelo menos três dias consecutivos. Esse índice foi criado em junho de 2024 e leva em consideração, além da temperatura, a umidade do ar e o período de exposição ao calor.

Onda de calor é até esperada no mês de fevereiro em boa parte do país. Mas, agora, um sistema de alta pressão, como se fosse uma tampa de panela sobre o país, está elevando ainda mais as temperaturas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram
Share via
Copy link
Powered by Social Snap