Isaquias Queiroz iniciou a defesa pelo ouro olímpico no C1 1000m (canoa) na manhã desta quarta-feira. Em sua estreia "solo" nas Olimpíadas de Paris, ele ficou em segundo na bateria e já garantiu vaga para as semifinais - os dois primeiros passam direto, enquanto os demais vão para as quartas de final, ainda nesta quarta. As finais da categoria serão na sexta-feira.
Isaquias também compete no C2 500m, ao lado de Jack Godmann. A dupla está nas semifinais e vai em busca da medalha na manhã de quinta-feira.
O brasileiro foi o mais rápido nos primeiros metros, chegando a atingir a velocidade de 18km/h. A disputa pela liderança foi direta com Martin Fuksa, da República Tcheca, com os dois se revezando na primeira colocação até o tcheco abrir vantagem a partir dos 500m.
Com uma folga considerável para o terceiro colocado, Isaquias deu uma segurada e passou a administrar a vantagem para garantir a vaga direta para as semifinais com o tempo de 3:53.94 - Fuksa fechou em 3:50.39.
"O objetivo era ficar entre os dois primeiros. Tive uma saída rápida, fui segurando depois. Ele abriu depois, mas não tem problema. Semifinal é outra prova. É chegar na final e ganhar medalha. Tentei me desgastar o mínimo possível. Na final tudo pode acontecer. Hoje o objetivo era ficar entre os dois primeiros, para não fazer duas provas igual ontem. Então o objetivo está cumprido" analisou Isaquias.
Também no C1 1000m, Mateus Nunes debutou em Olimpíadas aos 18 anos com a terceira colocação em sua bateria. Ele fez o tempo de 3:52.60 e mostrou ter condição de sonhar com a classificação para as semifinais. Nas quartas do C1 1000m, por volta de 9h40, os três melhores de cada bateria avançam.
- Consegui fazer uma boa prova. Tinha muita gente boa ali. Estamos disputando para ver se vai dar. Acabei de vir do Mundial júnior, com medalha de ouro e recorde. Eu pensei que nas Olimpíadas não daria, mas estou vendo que dá para mim, sim - comentou a jovem promessa brasileira.
Outros dois brasileiros também estão em ação na canoagem de velocidade nesta quarta-feira: no K1 500m feminino (caiaque), Ana Paula Vergutz terminou a sua bateria na quinta colocação, com tempo de 1:54.98, e vai disputar as quartas de final a partir das 8h30.
Já no K1 1000m (caiaque), Vagner Júnior Souta ficou em quarto da bateria na primeira eliminatória (3:46.17) e voltará a entrar nas águas por volta das 9h10 pelas quartas de final.