Arte/Metrópoles
O diálogo diplomático entre Brasil e Ucrânia sobre a guerra no Leste Europeu continua, apesar das recentes rusgas nas relações entre Brasília e Kiev, e do protagonismo norte-americano nas negociações de paz. O último contato entre os governos dos dois países aconteceu no último dia 5 de março, em uma conversa telefônica entre o ministro Mauro Vieira e o chanceler ucraniano Andrii Sybiha.
De acordo com a embaixada da Ucrânia no Brasil, Vieira e Sybiha discutiram os “recentes acontecimentos internacionais” e o “amplo apoio internacional” ao desejo de Kiev em chegar a uma paz “justa e duradoura”.
O telefonema entre os dois chanceleres estava previsto na agenda de Mauro Vieira. Contudo, o Itamaraty não deu maiores informações sobre o contato.
Fontes diplomáticas com conhecimento sobre o assunto, ouvidas pelo Metrópoles, afirmam que ainda é muito cedo para divulgar os resultados da conversa entre os dois ministros. Contudo, a comunicação entre Kiev e Brasília sobre o assunto continua, mesmo cercada de mistérios.