No Rio, PM é morto dentro de igreja em operação no Chapadão; ônibus são tomados como barricadas

Por: Rádio Sampaio com G1
 / Publicado em 01/09/2025

Um policial militar morreu após ser baleado, na manhã desta segunda-feira (1º), durante uma operação no Complexo do Chapadão, em Costa Barros, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Agentes do Comando de Operações Especiais (COE) foram para o complexo de favelas nas primeiras horas da manhã a fim de reprimir a movimentação de criminosos envolvidos em disputas territoriais, além de combater roubos de veículos e de cargas.

Segundo a Polícia Militar, a equipe em que o subtenente Anderson de Souza Figueira estava foi cercada por traficantes na Rua Javata, e houve um intenso confronto. O agente, de 43 anos, foi alvejado enquanto realizava buscas por criminosos em uma igreja evangélica — que ficou com várias marcas de tiros.

Outros baleados e ônibus como barricadas

Segundo a PM, após o confronto, outros 2 homens suspeitos de participar do ataque às equipes do 41º BPM foram socorridos e levados para a mesma unidade, mas não resistiram e morreram.

Em represália à ação da PM, criminosos tomaram pelo menos 3 ônibus como barricadas, e escolas e unidades de saúde não abriram.

Foram apreendidos dois fuzis, três granadas e drogas.

 

O subtenente Anderson de Souza Figueira — Foto: Reprodução

O subtenente Anderson de Souza Figueira — Foto: Reprodução

Moradores registraram imagens do interior da igreja onde ocorreu o tiroteio. Nas gravações, é possível ver marcas de projéteis nas paredes e manchas vermelhas no chão que aparentam ser de sangue. Um homem aparece exibindo cápsulas de bala recolhidas no local, evidenciando a intensidade do confronto.

A PM lamentou a morte do subtenente. Anderson tinha 43 anos e ingressou na corporação em 2002. Ele era lotado no 41º BPM (Irajá) e deixa mulher e três filhos.

Em nota, a direção do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla informou que o paciente já chegou sem vida à unidade.

Impactos

 

Igreja no Chapadão ficou com várias marcas de bala após tiroteio — Foto: Reprodução

Igreja no Chapadão ficou com várias marcas de bala após tiroteio — Foto: Reprodução

Por conta da operação, segundo a Secretaria Municipal de Educação, 10 unidades escolares estão fechadas no Chapadão, em Anchieta e na Pavuna.

Segundo Rio Ônibus, 3 ônibus foram tomados e utilizados como barricadas, na Estrada do Rio do Pau, no Chapadão.

Por sua vez, a Semove, que representa as empresas das linhas intermunicipais, disse que criminosos obrigaram o motorista de um ônibus da empresa Master a atravessar o veículo na pista e entregar as chaves. O coletivo foi retirado em seguida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram
Share via
Copy link
Powered by Social Snap