Na última segunda-feira (12), um navio comercial no Mar Vermelho foi alvo dos houthis. A embarcação levava milho do Brasil para o Irã, segundo o Comando Central dos Estados Unidos e o Departamento de Estado. O grupo rebelde do Iêmen assumiu a responsabilidade do ataque e disse que se tratava de uma embarcação estadunidense. O navio é da Star Bulk Carriers, empresa de transporte marítimo global sediada na Grécia.
É a primeira vez que os houthis atacam um navio com destino ao Irã, que fornece apoio a eles. “Neste caso, parece que as atividades desestabilizadoras do Irã colocaram em perigo a segurança alimentar do povo iraniano”, declarou um porta-voz do Departamento de Estado.
Com o ataque, a embarcação sofreu danos leves e nenhum tripulante ficou ferido. “Com uma projeção de 4,5 milhões de toneladas para este ano, os fluxos do Brasil representam a maior parte das importações de milho do Irã”, disse o Comando Central dos EUA.
Segundo o porta-voz do Departamento de Estado, o navio não tinha sido sujeito a sanções dos EUA porque transportava milho, que se enquadra em uma exceção que cobre o fornecimento de alimentos.