Na madrugada deste domingo (18), três garimpeiros morreram após uma draga, equipamento responsável pela remoção de solo, rochas e lodos dos fundos dos rios e um barco rebocador afundarem no Altiparanã, afluente do Rio Solimões. O acidente ocorreu entre os municípios de Jutaí e Fonte boa, no interior do Amazonas. Outras duas pessoas estão desaparecidas.
Segundo a Secretaria de Saúde de Jutaí, os três mortos já foram identificados: Odacildo Soares Oliveira, de 30 anos; Darcy Wanildo Braga de Souza, de 31 anos; e Odair João Carvalho Mota, de 47 anos.
A Prefeitura de Jutaí informou que um dos sobreviventes relatou que o barco rebocador colidiu com um tronco por volta das 5h, causando um buraco na draga e levando ao afundamento das embarcações. Os três homens encontrados mortos e as duas pessoas desaparecidas estariam dormindo na draga no momento do naufrágio.
As buscas pelos desaparecidos foram retomadas na manhã desta segunda-feira (19) e estão sendo conduzidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Defesa Civil, Guarda Municipal, além de familiares, amigos e moradores de Jutaí.