O vilarejo ficou soterrado pelo deslizamento de terra após o derretimento da geleira - (crédito: EPA)
O vilarejo suíço de Blatten foi praticamente destruído após o colapso de uma geleira. Embora o vilarejo tenha sido evacuado há alguns dias devido ao receio de que a geleira Birch estivesse se desintegrando, uma pessoa está desaparecida. Muitas casas foram completamente soterradas.
O prefeito de Blatten, Matthias Bellwald, declarou que "o inimaginável aconteceu", mas disse que o vilarejo ainda tem futuro. As autoridades locais solicitaram apoio da unidade de socorro do exército suíço. Membros do governo estavam a caminho do local.
O desastre que atingiu Blatten é o pior pesadelo para as comunidades dos Alpes.
Os 300 moradores da vila tiveram que abandonar suas casas em 19 de maio, depois que geólogos que monitoravam a área alertaram que a geleira parecia instável. Agora, muitos deles talvez nunca mais consigam retornar às suas casas.
Em meio a lágrimas, Bellwald declarou: "Perdemos nosso vilarejo, mas não nosso coração. Vamos nos apoiar e nos confortar mutuamente. Depois de uma longa noite, o amanhecer voltará."
Mas o diretor do escritório regional de Riscos Naturais, Raphaël Mayoraz, alertou que novas evacuações podem ser necessárias nas áreas próximas a Blatten.
As mudanças climáticas estão fazendo com que as geleiras derretam cada vez mais rápido. O permafrost — uma espécie de "cola" que mantém altas montanhas unidas — também está derretendo.