Na França, Lula almoça com Macron nesta quinta; COP30 e acordo Mercosul-UE estão na pauta

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, é recebido pelo presidente da França, Emmanuel Macron, na cerimônia oficial de boas-vindas no Hôtel des Invalides, em Paris, em 5 de junho de 2025 — Foto: Thomas Samson/AFP

O presidente Luiz Inácio  Lula da Silva (PT) terá, nesta quinta-feira (5), os primeiros compromissos oficiais da viagem de uma semana à França.

Na programação, estão previstas reuniões com o presidente francês, Emmanuel Macron, e outras lideranças do país.

Lula chegou a Paris na quarta-feira (4), com preservação ambiental e o acordo entre Mercosul e União Europeia na pauta da viagem. O roteiro inclui compromissos com Macron, homenagens e encontros com empresários.

Neste primeiro dia, o petista terá uma reunião com o líder do país europeu, em um encontro ampliado com outros representantes. Na ocasião, está prevista a assinatura de tratados de cooperação entre os dois países.

A agenda também inclui uma reunião com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, um encontro com a comunidade brasileira. Além de uma declaração à imprensa, acompanhado de Macron.

Durante a visita à França, o presidente ainda participará da Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, em Nice, e visitará a Interpol em Lyon. A Interpol atualmente é comandada pelo brasileiro Valdecy Urquiza, delegado da Polícia Federal.

A viagem de Lula é a primeira visita de Estado de um presidente brasileiro à França desde 2012 e reforça a proximidade política do petista com Macron, que no ano passado esteve no Brasil.

Mercosul-União Europeia

Antes do embarque, Lula afirmou que deseja tratar com Macron o andamento das negociações para implementar o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.

A França é um dos países críticos ao acordo, em especial por conta da posição de seus produtores rurais. Lula desde o ano passado demonstra otimismo nas negociações que se arrastam há duas décadas.

Cerimônia com foco em saúde

Em Paris, Lula e ministros participarão de uma cerimônia que certifica o Brasil como país livre de febre aftosa sem vacinação, status concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

O título pode ajudar na abertura de novos mercados internacionais para a carne brasileira, já que alguns países compram apenas de locais com este status, de acordo com associações do setor. O Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina.

Oceanos

De Paris, Lula deve seguir até Nice, sede da Terceira Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (UNOC3).

A agenda sobre oceanos tem relação com os preparativos do Brasil para receber a 30ª edição da Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre Clima. A COP30 será realizada em novembro em Belém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *