Municípios de Alagoas vão punir quem tentar escolher fabricante da vacina contra Covid-19

Por: Rádio Sampaio
 / Publicado em 12/07/2021

Municípios de Alagoas vão punir quem tentar escolher fabricante da vacina contra Covid-19

Os prefeitos e secretários de Saúde dos municípios alagoanos decidiram, nesta segunda-feira (12), punir quem tentar escolher o fabricante da vacina contra Covid-19.

Segundo a recomendação conjunta aprovada pelos gestores, as pessoas que recusarem o imunizante que está sendo oferecido e não justificarem, só serão vacinadas quando terminar a imunização das pessoas de 18 anos (confira a íntegra da nota ao final do texto).

A nota conjunta foi lançada pela Associação dos Municípios da Saúde (AMA) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) após reunião.

“As pessoas que assinarem a recusa de tomar a vacina naquele momento serão encaminhadas para o final da fila, quando encerrar a vacinação para maiores de 18 anos. Não se justifica, porque todas as vacinas têm eficácia comprovada. Isso tem ocorrido nos municípios", disse o presidente da AMA, prefeito Hugo Wanderley.

Casos de recusa da vacina já foram registrados em Alagoas. O Ministério Público Estadual (MP-AL) pediu o afastamento de 75 policiais militares que rejeitaram a vacina contra Covid.

O prefeito disse que a atitude dos chamados "sommelier da vacina" atrasam o processo de imunização. “Agendar e não ir, se recusar, não são atitudes cidadãs porque comprometem o andamento do calendário e das faixas etárias”, ressaltou.

O município que aderir a nota técnica já pode executar a determinação. Segundo o documento, as pessoas que recusarem o imunizante terão que assinar um termo de recusa e declarar o conhecimento que irão para o final da fila. As que se recusarem a assinar o termo, serão substituídas por duas testemunhas. O Ministério Público, que tem cobrado ações dos gestores, será informado sobre a recusa.

O vice presidente da AMA, prefeito Fernando Sérgio lira, que participou da reunião, destacou a necessidade das medidas para que essas pessoas não desestimulem a comunidade e nem politizem o processo de vacinação.

“Vacina salva, vacina não tem grife, vacina boa é a que está no braço”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram