Municípios de Alagoas recebem autorização para aplicar 4ª dose da vacina contra Covid

Municípios de Alagoas recebem autorização para aplicar 4ª dose da vacina contra Covid

Após o Ministério da Saúde autorizar a aplicação da 4ª dose da vacina contra Covid em idosos com 80 anos ou mais em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) enviou um comunicado aos 102 municípios para que a imunização seja iniciada a partir desta quinta-feira (24).

De acordo com a nota técnica do MS, a quarta dose ou segunda dose de reforço deve ser aplicada quatro meses após a primeira dose de reforço, preferencialmente com a Pfizer. Os imunizantes Janssen e AstraZeneca também podem ser utilizados no novo reforço de idosos, independentemente do imunizante anterior.

Os especialistas que integram a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI) consideraram, para a decisão de incluir mais uma dose de reforço, a situação epidemiológica do Brasil e a redução da efetividade das vacinas ao longo dos meses, principalmente entre as faixas etárias mais avançadas.

O Ministério da Saúde já recomenda a aplicação da quarta dose para pessoas imunossuprimidas, com 12 anos de idade ou mais, que receberam três doses no esquema primário. A campanha de vacinação contra Covid no estado teve início em janeiro de 2021.

“É necessário que as pessoas sigam as orientações e tomem a quarta dose para conferir mais proteção contra a Covid-19”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.


Deixe uma resposta