Mulheres garantem todos os ouros e ganham 60% das medalhas do Brasil

Por: Rádio Sampaio com informações da Gazeta Esportiva
 / Publicado em 10/08/2024

 

Rebeca Andrade ganhou um ouro, duas pratas e um bronze em Paris-2024 - Foto: Alexandre Loureiro / COB

Muito se falou antes do início dos Jogos Olímpicos de Paris que esta seria a Olimpíada das mulheres para o Brasil. Para começar, pela primeira vez na história, elas foram maioria na delegação.

Mas elas não vieram só para participar e conquistaram 12 das 20 medalhas obtidas pelo país na capital francesa.

Como se não bastasse a responsabilidade por 60% dos pódios, elas foram responsáveis por 100% dos ouros.estrelas femininas brasileiras subiram no lugar mais alto do pódio: Rebeca Andrade na ginástica artística, Beatriz Souza no judô e a dupla do vôlei de praia formada por Duda e Ana Patrícia.

Foram três ouros, quatro pratas e cinco bronzes conquistados pelas mulheres, que daria ao Brasil o 13º lugar se considerarmos um quadro de medalhas apenas com competições femininas.

Os homens, por sua vez, ganharam apenas três pratas e quatro bronzes, resultados que deixariam o país apenas em 49º lugar num quadro só com as provas masculinas.

Vale lembrar que ganhamos ainda um bronze na equipe mista do judô, prova que misturou homens e mulheres.

Todos esses números reforçam que Paris-2024 foi mesmo a Olimpíada das mulheres. Ninguém ganhou tantas medalhas como Rebeca Andrade, que colocou no peito uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze. Pela primeira vez na história, uma atleta brasileira ganha quatro medalhas numa mesma edição de Jogos Olímpicos, superando o recorde que pertencia a Isaquias Queiroz, que ganhou três na Rio-2016.

É preciso valorizar também a prata do futebol feminino. A seleção brasileira chegou desacreditada em Paris, fez uma péssima primeira fase, mas brilhou no mata-mata ao tirar as donas da casa da França e as espanholas campeãs do mundo. O time de Arthur Elias parou na decisão para os Estados Unidos, mas abriu uma enorme expectativa para a modalidade no país, que será sede da próxima Copa do Mundo.

 

Deixe uma resposta

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram