Foto: WikiMedia Commons
Na noite dessa última quinta-feira (18), moradores de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, relataram que sentiram um tremor no mesmo horário em que um forte terremoto de magnitude 7,3 atingiu a região próxima ao deserto do Atacama, no norte do Chile, perto da fronteira com Bolívia e Argentina.
"Até achei que estava com tontura. Escutei o barulho das portas tremendo, mas achei que fosse coisa da minha cabeça. Aí corri para a sala e meu marido - que estava lá brincando com nossas filhas - disse que também tinha sentido", disse uma moradora.
"Tava deitando na cama e, quando virei para o lado que fica a mesa de cabeceira - que eu deixo minha garrafa de água -, vi que a água estava mexendo, como se alguém tivesse balançado a garrafa. Achei até que fosse um bicho ou que eu estivesse vendo coisa. O móvel fica longe da minha cama, é a distância de pouco mais de um palmo, não teria como eu ter esbarrado sem perceber", afirmou outro morador.
A Defesa Civil do Estado confirmou que foram registrados leves tremores em diferentes regiões da capital paulista e que o fenômeno é reflexo do terremoto ocorrido na região norte do Chile e na Argentina, a mais de 100 km de profundidade, de acordo com o Centro de Sismologia da USP.
Em nota, a Defesa Civil de Mogi das Cruzes afirmou que não registrou nenhuma ocorrência.