crédito: AFP
Mil pessoas tiveram que sair de suas casas após uma nova erupção do Vulcão de Fogo, na Guatemala, 35 km a sudoeste da capital, colocando em risco cerca de 30.000 moradores de áreas próximas, segundo as autoridades.
Com mochilas e sacolas contendo roupas e alimentos, famílias inteiras, incluindo várias crianças, deixaram El Porvenir e Las Lajitas, no município de Alotenango, para se refugiar na Prefeitura, a cerca de 10 km de distância, ou em casas de parentes ou amigos.
"Ouvimos ruídos e depois uma forte erupção. Temos fé em Deus que a atividade do vulcão vai se acalmar em breve", disse à AFP Manuel Cobox, de 46 anos. Ele foi evacuado de El Porvenir para o abrigo temporário com sua esposa e três filhas, na segunda-feira (10).
O colosso de 3.763 metros de altura está localizado entre os departamentos de Escuintla, Chimaltenango e Sacatepéquez. É considerado o mais ativo da América Central e aumentou suas emissões e erupções no domingo com a liberação de colunas de lava, cinzas e rochas.
O porta-voz da Coordenação Nacional para a Redução de Desastres (Conred), Juan Laureano, disse que "como medida preventiva, cerca de 125 famílias, aproximadamente 900 pessoas", foram evacuadas de El Porvenir e outras de Las Lajitas.
"Transportamos pessoas que passaram por cirurgias recentemente ou que têm algum problema de saúde", disse à AFP o bombeiro autônomo Cesar Chavez, de 50 anos.