Reprodução/ Redes sociais
O Memorial da “Shoah”, como é chamado o Holocausto pela comunidade judaica, três sinagogas e um restaurante no centro de Paris - foram alvos de atos de vandalismo na madrugada de sexta-feira (30/5) para este sábado (31/5), provocando forte reação de autoridades e da comunidade religiosa.
Na fachada do restaurante judaico Chez Marianne, foi encontrado um balde de tinta parcialmente usado. Marcas de tinta verde também foram identificadas na sinagoga des Tournelles, na sinagoga Agoudas Hakehilos e no Memorial do Holocausto, todos localizados no 4º distrito da capital francesa, conhecido por concentrar uma alta densidade de moradores judeus. Até o momento, não foram encontradas mensagens nem reivindicações.
A polícia de Paris informou que outra sinagoga, desta vez no 20º distrito, também foi alvo do mesmo tipo de ataque com tinta verde. “Perícias foram realizadas e uma investigação está em andamento”, acrescentou a polícia.
O Ministério Público de Paris confirmou que Polícia Judiciária foi encarregada da investigação por “danos motivados por religião”, após os ataques às três sinagogas, ao restaurante e ao Memorial do Holocausto.