Maduro decreta emergência econômica na Venezuela

Por: Rádio Sampaio com Metrópoles
 / Publicado em 09/04/2025

Presidente venezuelano, Nicolás Maduro — Foto: Federico PARRA / AFP

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, decretou, na terça-feira (8), emergência econômica no país. A medida, conforme o mandatário, visa proteger a Venezuela da guerra comercial e econômica iniciada pelos Estados Unidos.

Conforme Maduro, o objetivo é “proteger integralmente todos os setores produtivos e garantir equilíbrio, harmonia, capacidade, resistência e recuperação, frente às circunstâncias que se apresentam no mundo”.

A medida concede a Maduro, pelo período de dois meses, a faculdade de “adicionar distintas modalidades de políticas públicas” para proteger a economia venezuelana. Uma das ações descritas no texto é a suspensão da cobrança de todos os tributos, sejam nacionais, estaduais ou municipais. O texto do decreto foi encaminhado para a Assembleia Nacional para apreciação dos parlamentares venezuelanos.

A guerra comercial deflagrada por Donald Trump foi classificada por Maduro como “inédita” e algo que é uma ameaça de agressão comercial contra o país dele, assim como para o mundo.

O “tarifaço” de Donald Trump foi iniciado na última quarta-feira (2/8). Trump impôs tarifas a mais de cem países. A tarifa ampla aplicada à Venezuela é de 15%. No entanto, o país já havia sido afetado, desde março, com a taxação de 25% dos países que comprarem petróleo dos venezuelanos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram