Macron, Starmer e líderes europeus formam comitiva para apoiar Zelensky em reunião com Trump na segunda-feira

O presidente dos EUA, Donald Trump, e seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky — Foto: Ukraine Presidential Office

Uma comitiva de líderes europeus vai acompanhar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca na segunda-feira (18).

Diversos líderes de alto escalão da Europa anunciaram neste domingo (17) que acompanharão Zelensky. Veja abaixo:

Presidente da França, Emmanuel Macron;

Primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer;

Chanceler da Alemanha, Friedrich Merz;

Chefe da União Europeia, Ursula von der Leyen;

Secretário-geral da Otan, Mark Rutte;

Primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni;

Presidente da Finlândia, Alexander Stubb.

"Vamos apoiar a Ucrânia por uma paz justa e duradoura pelo tempo que for necessário", afirmou von der Leyen. Já Starmer disse em comunicado que "a paz na Ucrânia não pode ser decidida sem Zelensky" e que "os europeus estão prontos para apoiá-lo nesta próxima fase" em busca de "garantias robustas de segurança" aos ucranianos.

A reunião tem como objetivo tratar dos próximos passos para possivelmente colocar um fim na guerra da Ucrânia, e ocorre três dias após o encontro bilateral do presidente americano com Vladimir Putin,  que terminou sem acordo de cessar-fogo na sexta-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *