Evento no Palácio do Planalto de obras de mobilidade para São Paulo. — Foto: Ricardo Stuckert/ Presidência da República
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu nesta sexta-feira (28), no Palácio do Planalto, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), para assinatura de contratos de financiamento de obras de infraestrutura e mobilidade urbana.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou o financiamento de R$ 10,6 bilhões para obras da linha 2 do metrô da capital, trecho norte do Rodoanel, trem intercidades entre São Paulo e Campinas e compra de ônibus elétricos.
A cerimônia levou ao Planalto dois aliados políticos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado por Lula nas eleições de 2022. Tarcísio foi ministro de Bolsonaro e lançado por ele como candidato ao governo paulista.
Tarcísio, que tem sido cotado para disputar a Presidência em 2026 em razão da inelegibilidade de Bolsonaro, foi o principal cabo eleitoral de Nunes na campanha que o reelegeu prefeito de São Paulo neste ano.
Na ocasião, Bolsonaro apoiou Nunes, mas não se empenhou na campanha. Lula, por sua vez, trabalhou para tentar eleger Guilherme Boulos (Psol), derrotado no segundo turno por Nunes.