
Presidente Lula- Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Nesta sexta-feira (30), em entrevista à Rádio MaisPB, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou que não reconhece declarou a vitória de Nicolás Maduro nas eleições venezuelanas de 2024.
Segundo Lula, Maduro "não ouviu" o comitê eleitoral designado para proclamar o resultado: “Passou direto para a Suprema Corte”, disse. “Então, não aceito nem a vitória dele nem da oposição (...) o que nós estamos exigindo é prova”, afirmou. “Ele arque com as consequências do gesto dele, eu arco com as consequências dos meus gestos, mas tenho consciência política que tentei ajudar e muito”, acrescentou.
Mesmo depois da decisão da Suprema Corte venezuelana, que referendou a vitória de Maduro nas eleições presidenciais, o Brasil mantém, em conjunto com a Colômbia, a posição de não reconhecer a vitória de Maduro e cobrar a apresentação das atas das mesas eleitorais, que até agora o governo se recusa a apresentar.
Lula disse ainda que não tem relação ideológica com chefes de estado, mesmo que pessoalmente, como “pessoa física”, possa ter mais simpatia por um ou outro. “Enquanto chefe de estado eu tenho que tratar todo mundo em igualdade de condições”, disse.
