Ladrões com explosivos roubam obras de museu na Holanda

Museu na cidade de Assen, na Holanda, foi assaltado - (crédito: Marcel Jurian de Jong / ANP / AFP)

Três braceletes e um capacete de ouro foram roubados de um museu em Assen, Holanda, após ladrões invadirem o local  com a ajuda de explosivos.

O Museu de Drenthe sediava até este fim de semana a exposição "Dacia, Império do Ouro e da Prata", que exibia peças emprestadas pela Romênia. Às 3h45 locais, a polícia foi informada sobre a explosão, informou o museu.

Os ladrões levaram três braceletes reais e o capacete de ouro de Cotofenesti, peça principal da expopsição e que data de 450 a.C..

"É um dia incrivelmente triste" para o museu de Assen e para o museu de história nacional da Romênia, em Bucareste. "Estamos profundamente chocados", disse o diretor do museu belga, Harry Tupan. "Em 170 anos de existência, nunca houve um incidente tão grave. Sentimos uma grande tristeza pelos nossos colegas romenos."

A explosão causou danos ao museu, que ficará fechado neste fim de semana. A polícia informou que colabora com a Interpol na investigação do caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *