Clarindo Lopes, proprietário de autoescola em Arapiraca, falou para a reportagem sobre uma decisão judicial que favorece autoescolas e alunos. A partir de agora, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL) deve permitir veículos de autoescolas nos exames de direção, cabendo ao interessado pagar pelo aluguel do carro ou da moto. O sistema já funcionava através de liminar, porém, agora a questão é definitiva.
“Já há algum tempo, através de liminar, o Detran deixou o aluno de autoescola inteiramente à vontade para escolher o carro em que ele queria fazer o exame de direção veicular, no dia de sua prova. Antigamente, o órgão ofertava o carro para que ele fizesse a prova. Mas, devido às dificuldades das autoescolas oferecerem um carro compatível, o sindicato da categoria entrou com um liminar solicitando que o Detran aceitasse que o aluno pudesse escolher o próprio carro, que ele treinou em seu tempo de aprendizado, para fazer a prova no dia determinado” disse o entrevistado.
A decisão foi acatada pela juíza Maria Ester Fontan Cavalcanti Manso, da 16ª Vara Cível de Maceió. Com isso, agora, fica a critério do aluno usar ou não o carro do Detran, “o desempenho do aluno melhora quando ele pode fazer a prova no carro em que ele treinou, por se sentir mais confiante e seguro do que está fazendo". Clarindo também informou que os valores cobrados para aulas em carros e motos agora terão valor definido nas autoescolas de todo o estado”, finalizou.
Fonte: NN1