Jacaré do Tchan fala da vida há 9 anos no Canadá e trabalho como figurante — Foto: Instagram
Edson Cardoso, o Jacaré do "É o tchan", falou sobre a vida em Vancouver, Canadá, onde está morando desde 2016 com a mulher e os dois filhos, Rafael, de 12 anos, e Bia, de 9. Aos 52 anos, o ator e ex-dançarino conta que decidiu deixar o Brasil após não renovar seu contrato com a TV Globo, onde atuava na "Turma do Didi".
"Com o É o Tchan, tive a oportunidade de conhecer vários países e fiquei muito atentado a morar nos EUA. Aí casei, e minha cunhada veio para o Canadá e plantou essa semente na cabeça da minha esposa", contou ele, em entrevista ao canal Two Canadá, do YouTube.
“Eu já não estava mais no Tchan, estava só na 'Turma do Didi', e minha esposa falou: ‘A gente precisa de um plano B’, porque essa coisa de todo ano renovar contrato, se eu vou ficar empregado ou não... E a minha carreira como artista depende de sucesso. Dependo que as pessoas gostem de mim para eu poder trabalhar", explicou.
O casal, então, pesquisou possibilidades de mudança para os Estados Unidos, Austrália e Canadá. A escolha final foi pelo país norte-americano, onde se estabeleceram e, em 2023, conquistaram a residência permanente.
Mesmo com fama no Brasil, Jacaré precisou recomeçar do zero. Ele conta que nos dois primeiros anos por lá trabalhou fazendo figuração em filmes e séries famosas.
“Vim para cá sem falar muito inglês. Quando cheguei, eu falei: esquece: não sou mais o Jacaré, o famoso. Eu não tenho vergonha de trabalhar. Vou limpando, capinando, dirigindo, construindo, atendendo.” Ele revela ainda ter atuado como figurante em diversas produções internacionais: “Passei dois anos fazendo figuração em filmes e séries, como 'Good Doctor', 'The Flash', 'Superwoman', 'Tomorrow'. Fiz várias séries como figuração.”
Jacaré foi integrante do É o Tchan por 12 anos e passou seis anos como contratado da Globo. Seu último show com o grupo foi em 2006, ano em que se casou. Hoje, mesmo longe dos palcos e estúdios, ele diz que encontra no Canadá a tranquilidade e segurança que buscava para a família.
“Amo o Brasil, amo o meu Salvador. Mas minha vida está aqui. Eu já construí tudo aqui. Meus filhos são cariocas, nasceram no Rio, mas se dizem canadenses. Aqui foi o meu recomeço”, diz.
Ao falar sobre os motivos que o mantêm no novo país, ele resume: “Qualidade de vida. Você trabalha e consegue viver. O poder de compra daqui, e a segurança, que vem em primeiro lugar.”
Edson Cardoso trabalha também numa agência de imigração, ajudando brasileiros que têm vontade de morar no exterior. Já a mulher, Gabriela Mesquita, se formou no curso de Gestão de Financeira.