Itamaraty diz que não há brasileiros entre as vítimas, mas reforça pedido para que deixem a Síria em meio à escalada do conflito

Por: Rádio Sampaio com Metrópoles
 / Publicado em 11/03/2025

Moawia Atrash/picture alliance via Getty Images

O governo brasileiro se pronunciou, na segunda-feira (10), sobre os ataques violentos que ocasionaram em mais de 1000 mortes nas províncias de Latakia e Tartus, na Síria. Civis alauítas compõem grande parte dos óbitos.

Em nota, o Ministério de Relações Exteriores expressou repúdio aos ataques que mataram milhares de civis. “O Brasil transmite condolências aos familiares das vítimas e insta as partes envolvidas ao exercício da contenção. Reitera, ainda, sua posição em favor de transição política pacífica e inclusiva, com respeito da independência, unidade, soberania e integridade territorial da Síria”, diz.

O Itamaraty informou que não há registro de brasileiros entre as vítimas, porém reforçou o pedido para que brasileiros deixem a Síria em meio à escalada do conflito.

Fim dos ataques

O Ministério da Defesa da Síria anunciou na segunda-feira (10/3) o fim da operação militar lançada na Síria contra combatentes alauítas leais ao ex-presidente Bashar al-Assad.

O presidente interino, Ahmed al-Chareh, anunciou nesse domingo (9/3) a formação de uma comissão independente para investigar o massacre de cerca de mil pessoas no oeste do país, após combates entre as forças do novo governo e as milícias pró-Assad.

Em comunicado publicado na rede social X, Hassan Abdul Ghany, porta-voz do Ministério da Defesa, garantiu que as instituições públicas “agora podem voltar ao trabalho e prestar serviços essenciais”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram