Influenciadora Yaqeen Hammad, de 11 anos | Reprodução Redes Sociais
Yaqeen Hammad, influenciadora mais jovem de Gaza, foi uma das vítimas fatais do ataque aéreo das forças israelenses, na última sexta-feira (23), na área de al-Baraka, em Deir al-Balah, no norte de Gaza. A menina de 11 anos publicava dicas de como sobreviver em uma zona de guerra em sua conta do Instagram, com mais de 100 mil seguidores.
O comunicado da morte da influenciadora foi feito pelo irmão mais velho, Mohamed Hammad. “Yaqeen, a minha campeã. A minha irmãzinha, a minha alma, foi morta", lamentou. Juntos, eles entregavam comida, brinquedos e roupas em acampamentos para famílias deslocadas, segundo o portal de notícias Al Jazeera.
Além do voluntariado, a garota postava dicas de sobrevivência para a vida sob bombardeios, como cozinhar com métodos improvisados quando não havia gás. "Tento levar um pouco de alegria às outras crianças para que elas possam esquecer a guerra", escreveu a vítima em uma das publicações de sua rede social.
Seguidores da garota fizeram homenagens e escreveram mensagens de luto após a notícia da morte, em defesa da população da Palestina. Mahmoud Bassam, fotojornalista em Gaza, disse que Yaqeen "continua a ser um farol para a humanidade".
Yaqeen é uma das mais de 15 mil crianças mortas em Gaza desde o início da guerra, em outubro de 2023, de acordo com a agência da ONU para assistência aos refugiados da Palestina e do Médio Oriente (UNRWA).