Imprensa internacional repercute julgamento de Bolsonaro no STF por tentativa de golpe de Estado

Por: Rádio Sampaio com SBT News
 / Publicado em 11/06/2025

Bolsonaro, Braga Netto, general Augusto Heleno e Anderson Torres estão entre os denunciados por atos antidemocráticos. | Foto Montagem Reprodução SBT News

 

A imprensa internacional repercutiu nesta terça-feira (10), o interrogatório do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito da investigação que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado. Segundo as investigações, Bolsonaro faz parte do chamado "núcleo 1" da trama golpista, composto por lideranças políticas e militares.

Jornais ao redor do mundo ressaltaram que este é o primeiro julgamento de um chefe de Estado brasileiro acusado de tentar derrubar a democracia e apontaram a recusa de Bolsonaro em admitir qualquer participação no plano.

 

O The Washington Post, dos Estados Unidos, destacou: "Bolsonaro testemunha perante o Supremo Tribunal Federal sobre suposta conspiração de golpe e chama manifestantes de 'loucos'."

O jornal enfatizou ser a primeira vez que um ex-chefe do Executivo brasileiro é acusado formalmente por tentativa de golpe de Estado. O periódico ainda relatou: "O político de extrema-direita admitiu ter discutido 'possibilidades' com os chefes das Forças Armadas após a vitória de Lula, mas dentro dos limites constitucionais. Ele não deu detalhes.”

Noticia do The Washington Post sobre Bolsonaro | Foto: reprodução
Noticia do The Washington Post sobre Bolsonaro | Foto: reprodução

 

O britânico The Guardian destacou: "Bolsonaro nega plano de golpe, mas admite discutir ‘caminhos alternativos’ para permanecer presidente.”

O jornal também repercutiu o pedido de desculpas de Bolsonaro ao ministro Alexandre de Moraes, do STF. “Havia alguma expectativa sobre seu confronto com o juiz principal do caso, o ministro Alexandre de Moraes.

Matéria do The Guardian que cita pedido de desculpas à Moraes | Foto: reprodução
Matéria do The Guardian que cita pedido de desculpas à Moraes | Foto: reprodução

 

O El País, da Espanha, classificou o depoimento como um ato político:"Ex-presidente Bolsonaro transforma julgamento por liderar tentativa de golpe contra Lula em comício."

O jornal espanhol ainda completou: "O ex-presidente insiste, quando questionado pelo juiz Moraes, que não há levante ‘sem líder, Forças Armadas ou apoio’."

Notícia do El País que classificou o depoimento como um ato político | Foto: reprodução
Notícia do El País que classificou o depoimento como um ato político | Foto: reprodução

A BBC, do Reino Unido, reforçou a negativa do ex-presidente: "Bolsonaro nega envolvimento em suposta conspiração golpista". O jornal britânico ainda completou: "Bolsonaro, ex-capitão do Exército e admirador do presidente dos EUA, Donald Trump, governou o Brasil de janeiro de 2019 a dezembro de 2022. Ele perdeu por pouco o segundo turno das eleições presidenciais em outubro de 2022 para seu rival de esquerda, Lula."

Matéria da BBC que fala sobre a negativa de Bolsonaro durante o julgamento | Foto: reprodução
Matéria da BBC que fala sobre a negativa de Bolsonaro durante o julgamento | Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram